Nas rodas de uma Kombi

Os números são interessantes: 18 mil quilômetros rodados em seis meses, 120 cidades de três países (Uruguai, Argentina e Chile) e apenas R$100,00 gastos em hospedagem (uma noite) durante toda a viagem.

Acha que esta conta não fecha? Fecha e tem saldo. A proeza foi vivida pelo casal Flávia Baumel e Carlos Eduardo Rosa, ela fotógrafa e publicitária, ele advogado. Eles compraram uma Kombi, fizeram as adaptações para transformá-la numa casa sobre rodas e partiram de Curitiba rumo aos confins da América do Sul. Esta foi a viagem de lua de mel deles, de outubro de 2018 a abril de 2019.

Flávia diz que a viagem foi um aprendizado e tanto. “Descobrimos que precisamos de muito menos para viver, principalmente menos bens materiais. E começamos o princípio de uma vida mais simples”.

Na Kombi eram preparadas as refeições, com produtos encontrados em feiras e supermercados, quase sempre seguindo sugestões de moradores. E o cardápio parece ter sido muito bom: doce de leite argentino, framboesas, cerejas, piure (fruto do mar do Pacífico), centolla, cordeiro patagônico e espetinho de lhama no Atacama. Além dos vinhos de cada país.

Com roteiro flexível, eles decidiam dia a dia qual caminho percorrer. “Gostávamos de ouvir as pessoas locais e muitas vezes mudamos nossos planos por dicas que recebemos”, afirma. De todo o trajeto, eles elegeram quatro momentos marcantes: a chegada ao Ushuaia; o Natal e o Ano Novo celebrados na Kombi com amigos na Argentina; os dias que passaram imersos na natureza do Parque Los Alerces e a noite no meio do Deserto do Atacama, “quando vimos o céu mais lindo de nossas vidas”, afirma Flávia.

E a lição mais valiosa segundo o casal. “Descobrir que existem mais pessoas boas do que ruins no mundo. Ficamos encantados com as culturas diferentes, comida, estilos de vida. Mas nada se compara em encontrar pessoas pelo caminho e ver que a maioria está disposta a ajudar, a oferecer o melhor que tem”.

Do mate e simpatia dos uruguaios, a sesta (cochilo após o almoço) e paisagens na Argentina, aos frutos do mar da costa chilena e as excelentes rodovias do país, estas são as indicações deles para quem quiser se aventurar pelas terras os nossos vizinhos:

Uruguai – Cabo Polônio, vilarejo onde chegam milhares de lobos e leões marinhos. A charmosa Montevideo e Colônia del Sacramento que tem um pôr do sol indescritível.

Argentina – região patagônica, em específico a Península Valdez, com baleias, pinguins e paisagens lindas. Ushuaia, o fim do mundo é lindo, com montanhas, neve, lagoas e animais.  Um dos nossos lugares favoritos. O Parque Nacional Los Alerces também merece uma visita. E no norte da Argentina, Purmamarca, com comida de rua barata e gostosa, cultura marcante e montanhas coloridas.

Chile – a Patagônia impressiona, principalmente as Torres del Paine. Pucon, para quem gosta de aventura e esporte. E San Pedro de Atacama e arredores, com paisagens que não parecem deste mundo e o céu estrelado mais lindo que já vimos.

Casal percorre 18 mil km de Curitiba aos confins da América do Sul

Assim que possível, Flávia e Carlos embarcarão na Kombi rumo à Bolívia e Peru.

((fotos Flávia Baumel e Carlos Eduardo Rosa))

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *