São Paulo sedia maior evento de IA da América Latina

São Paulo sedia o maior evento de Inteligência Artificial da América Latina

São Paulo sedia maior evento de IA da América Latina em 2023, considerado o ano da inteligência artificial. Previsões e tendências recentes prometem refinar e expandir o portfólio de funções dos sistemas, levando-os a horizontes mais distantes. 

Seguindo esta diretriz, os empresários Flávio Tavares e Walter Longo se uniram em um gigante projeto, a Upper ADucation. A empresa é focada em ajudar empresas e organizações a construírem ecossistemas em educação.

Neste ano, eles decidiram promover um evento sobre inteligência artificial. Será o Primeiro Evento da Inteligência Artificial do Brasil,  IAX – Inteligência Artificial Experience, que acontecerá no dia 11 de abril, no WTC Events Center, em São Paulo.

O IAX – Inteligência Artificial Experience terá o marco de maior evento da América Latina, dispondo do maior número de palestrantes e diversidade de conteúdo jamais visto antes, em apenas um dia de jornada. Serão 10 horas de palestras e 20 palestrantes.

Com experiência imersiva, os participantes conhecerão soluções que estão revolucionando os negócios, as profissões e as empresas. Serão debatidos o IA aplicado nas áreas de vendas, marketing, varejo, conteúdos, turismo, saúde, entretenimento, esportes, games e muitos outros. Será conduzido por uma agenda repleta de conteúdo, apresentados pelos melhores profissionais do setor. 

Walter Longo e Flavio Tavares: referências em metaverso e em inteligência artificial

Flavio Tavares e Walter Longo dizem que o evento inédito será uma experiência única para admiradores e empresários do mercado. “Teremos a presença de 1.500 pessoas presenciais e 5 mil online neste único dia, experimentando a verdadeira realidade do futuro. Estão programadas palestras, painéis e experiências imersivas, um caldeirão de oportunidades excepcionais para as empresas se conectarem com um público diversificado e engajado”, afirmam.

Atualmente, o Brasil é o líder no uso da inteligência artificial na América Latina, segundo o estudo “Avanços na cultura organizacional impulsionados por dados, análises e inteligência artificial” do SAS, da IDC.

No país, 63% das empresas usam aplicativos baseados nessa tecnologia. As indústrias mais avançadas em soluções de IA são finanças, varejo e manufatura. Além disso, 90% das empresas brasileiras estão investindo em ferramentas de dados e análises para identificar tendências e padrões de consumo. A porcentagem é novamente superior à média latino-americana de 60%.

O relatório mostra que o Brasil (84%) lidera no uso de dados, análises e inteligência artificial para a confiabilidade e segurança das atividades empresariais, ante uma taxa média de 73% na América Latina.

A consultoria FrontierView analisou o histórico e concluiu que a IA pode contribuir para um incremento de 4,2% no PIB brasileiro até 2030, enquanto mundialmente, a PWC definiu que essa tecnologia deve colaborar com quase US$16 trilhões para a economia até 2030. 

Um estudo feito pela Harvard Business Review Analytic Services, em 2022, destaca as tendências tecnológicas mais relevantes na América Latina: inteligência artificial, metaverso, blockchain, 5G, biometria, robótica, gêmeos digitais, computação quântica, impressão 3D e realidade virtual/aumentada, importantes para o futuro das empresas na região e no mundo.

Aos poucos e recentemente de maneira muito mais forte, a IA tem transformado algumas experiências virtuais e sendo incorporada ao cotidiano das pessoas. As mais recentes novidades poderão ser encontradas no IAX – Inteligência Artificial Experience. Assim que os convidados e visitantes chegarem ao local irão se deparar com um corredor com diversas startups do ramo, com protótipos e experiências que poderão ser testadas e vividas ali mesmo.

Uma delas se chama “Existe Vida Após a Morte?”, a startup criou um holograma de Steve Jobs. Será possível interagir com “ele”, fazer perguntas, relembrando a série “Black Mirror” que ficou em alta em 2022, no qual uma viúva experimentava um novo serviço que permitia “contato com os mortos”, uma versão virtual do marido morto.

Tal tecnologia vai além de recriar apenas Steve Jobs, mas abre possibilidades de recriar qualquer pessoa na nuvem para que, após a morte, ela possa conversar com seus entes queridos.

Segundo Tavares e Longo, será um dos mais relevantes eventos sobre Inteligência Artificial do país. “O evento é para empreendedores que utilizam, ou desejam utilizar, a IA em seus negócios para liderar a nova era e se destacar no mercado. Sejam eles, entusiastas em tecnologia, inovação, inteligência artificial que querem estar na vanguarda das transformações; CEOs, diretores, c-levels e investidores que buscam novas soluções capazes de impulsionar seus negócios; ou todos os públicos que buscam aprender constantemente e desejam estar por dentro das tecnologias que estão revolucionando todas as áreas”, concluem.

Outras novidades deste evento é que toda comunicação, divulgação e ações digitais serão feitas exclusivamente por inteligência artificial, incluindo imagens, vídeos, músicas, locuções e todos os textos. Será a primeira vez no Brasil que uma campanha será feita exclusivamente pela IA e já conta com o apoio de grandes nomes da tecnologia, como a Escola do Metaverso, Logitech, a Diageo, a NFTrend e EventPlay.

Inteligência Artificial Experience — IAX / DATA: 11/04/2023 / Das 9h às 18h / World Trade Center São Paulo — Av. das Nações Unidas, 12551 — Cidade Monções, São Paulo — SP, 04578-903 / Ingressos: https://www.upper.live/inteligencia-artificial

Confira a Programação do dia:

Evitando desastres: Como a IA pode prever problemas na sua empresa

Entenda como a IA pode ser usada para identificar possíveis desastres antes que eles aconteçam, evitando perdas financeiras, danos à reputação e outros problemas que poderiam impactar negativamente o sucesso da empresa.

IA – Fim do mundo ou início de uma nova era?

Participe da discussão de possíveis cenários futuros da IA, refletindo se ela pode levar ao fim do mundo como conhecemos ou se estamos diante de uma nova era de transformação tecnológica e avanços para a humanidade.

A Revolução das máquinas – Gerando mais e melhores conteúdos

O “prompt” de ouro! Como os empregos criativos também precisam se reinventar levando em consideração as inteligências artificiais? Fugir das perguntas óbvias é evitar respostas óbvias.

Profissões e o futuro do emprego – Quem ganha e quem perde com a IA

Muitos se perguntam sobre o futuro dos empregos e como a lA afetará o mercado de trabalho. Embora muitas tarefas possam ser automatizadas, isso realmente significa que as pessoas serão substituídas por máquinas?

Fazendo mais com menos – A IA subindo a barra da produtividade

Entenda como as empresas podem permitir que seus funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, aumentando a qualidade do trabalho e a satisfação do funcionário, pela capacidade de automatizar tarefas rotineiras, como processamento de dados ou atendimento ao cliente.

IA na educação – Nuvens no horizonte ou céu de brigadeiro

O que devemos ensinar às crianças hoje para que elas se mantenham relevantes daqui a 30 anos? A IA como ferramenta relevante para os dilemas do futuro, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente.

O varejo revisitado – A lA como uma máquina de venda para os negócios

Nascidos um para o outro? Desde a aquisição de clientes ao gerenciamento de estoque. Entenda a nova logística do varejo, que revoluciona a forma de produção, distribuição e consumo.

Chat GPT e o que mais vem aí – A grande jornada do algoritmos

Com mais de 100 milhões de usuários, o Chat GPT abre novos horizontes para a democratização da Inteligência Artificial, quais são os próximos passos? E quem são os próximos candidatos a bombar nas redes?

Empatia digital – Como a IA está nos ensinando a sermos mais humanos?

O essencial e insubstituível do ser humano é sua própria humanidade, de que forma a IA pode impactar em nossa criatividade, curiosidade e empatia?

Sobre a Upper

A Upper nasceu de uma iniciativa idealizada por Flavio Tavares e Walter Longo que, percebendo as mudanças do status quo da publicidade, decidiram ir além. 

Pensando nisso, desenvolveram o conceito de ADucation, uma combinação entre o poder da publicidade e o propósito da educação.

Sobre o Flavio Tavares

Referência em mobilidade, tecnologia e propósito no Brasil, Flávio Tavares tem incentivado empresas e líderes a repensarem a maneira como fazem negócio e a terem um olhar mais sensível em relação às pessoas.

É palestrante, e fundador da Welcome Tomorrow, o maior movimento de inovação, tecnologia e futuro do Brasil, idealizador do Instituto PARAR, a principal plataforma sobre mobilidade corporativa da América Latina, e uma das maiores vozes sobre propósito e criação de movimentos da atualidade.

Sobre o Walter Longo

Walter Longo é especialista em Inovação e Transformação Digital. Publicitário e Administrador de Empresas, com pós-graduação na Universidade da Califórnia, Longo é empreendedor digital, palestrante internacional, sócio-diretor da Unimark Comunicação e sócio-fundador da Upper. 

https://www.upper.live/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *