Como funciona a renovação do ar na cabine de um avião

Você sabe como funciona a renovação do ar na cabine de um avião da Latam? A companhia preparou um material explicativo para esclarecer dúvidas sobre a eficácia dos filtros utilizados nas aeronaves de sua frota. Segundo a companhia, a ferramenta, agregada aos demais cuidados a bordo, oferece ar de qualidade e segurança para voar mesmo em tempos de pandemia.

O Hepa (High Efficiency Particulate Air) é um filtro de ar industrial usado em todas as aeronaves da Latam. Ele faz parte do sistema de ar condicionado e pressurização, que renova a cada 3 minutos todo o ar da aeronave. Assim, garante um fluxo de ar maior que em qualquer outro ambiente fechado.

O filtro é o mesmo utilizado em ambientes hospitalares e extrai mais de 99,9% dos menores vírus e bactérias presentes no ar, tão pequenos quanto 0,01 micrômetro.  O coronavírus varia de 0,08 a 0,16 micrômetros.

De cima para baixo

“As pessoas tendem a pensar que o ar dentro das aeronaves é viciado e um ambiente propício para a contaminação, mas a verdade é totalmente o contrário. O ar da cabine do avião é uma mistura de ar fresco captado da atmosfera e de ar que passou por estes filtros de alta eficiência, o que torna o ambiente mais seguro, controlado e com ar de qualidade” explica Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da Latam Airlines Brasil.

O ar da cabine vem do nível do compartimento superior de bagagem (sobre e por detrás dos bins) e é captado no nível do chão da aeronave, o que significa que ele vem de cima para baixo, e não ao contrário. Algo importante é que não existe fluxo de ar no sentido horizontal, entre a parte da frente e de trás do avião.

Veja abaixo o material ilustrativo da companhia com mitos e verdades sobre o ar das cabines.

Companhia fez material explicativo sobre funcionamento dos filtro

Outras medidas

Mas a companhia destaca que os filtros Hepa são uma das ferramentas para oferecer mais segurança a bordo. Outras medidas também são tomadas, como a pulverização de todo o interior das aeronaves e a limpeza de todas as superfícies de contato. Assim, é feita a  aplicação de álcool 70% em poltronas, compartimentos de bagagem, mesinhas de refeição e banheiros, por exemplo.

Todos os passageiros e colaboradores devem utilizar máscaras, e a companhia oferece também álcool em gel em dispenser e sachês aos passageiros para a limpeza das mãos. O serviço de bordo foi adaptado para assegurar o mínimo de manipulação dos itens servidos. E nos check-ins há a orientação e marcações no chão para que os passageiros mantenham o distanciamento.

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