32 destinos essenciais para descobrir no verão no Chile

Os destinos no Chile neste verão

O verão começou e os destinos de cada região do Chile se preparam para receber milhares de turistas ansiosos por explorar os encantos da sua diversidade geográfica. Com projeção de 28 milhões de pernoites durante o verão, o turismo doméstico se consolida como opção preferida para quem busca experiências únicas e variadas. Mas o mesmo encanto também está à disposição de de quem viaja de fora para conhecer o Chile. As informações foram divulgadas pelo Sernatur (Serviço Nacional de Turismo) do Chile.

A Subsecretária de Turismo, Verónica Paro Lagos, diz que “as perspectivas para este verão são muito positivas. Esperamos realizar quase 11% mais viagens do que na temporada anterior (dezembro de 2022 a março de 2023), o que mostra que as pessoas estão preferindo viajar dentro do nosso país e, no processo, contribuir para dinamizar todas as economias locais. O acima exposto será melhorado porque o turismo receptivo também será muito bom. Projetamos quase 1,8 milhões de estrangeiros entre dezembro e março, o que é 17,5% a mais do que aconteceu no verão passado, refletindo também que o plano de promoção internacional que foi atualizado e priorizado está surtindo efeitos”.

Para facilitar o agendamento de férias, o Sernatur conta com uma plataforma completa com roteiros de destinos por todo o Chile e um catálogo de experiências que permite planejar viagens e escapadas. Em chileestuyo.cl você encontra conselhos práticos, sugestões imperdíveis e detalhes de destinos no Chile.

Leia também: Belize, o tesouro exótico da América Central

Projeções para a temporada de verão 2023-2024

Segundo as projeções, prevê-se um crescimento de 10,9% no total de viagens com pernoites em todos os destinos do Chile para a temporada de verão de 2024, atingindo o valor estimado de 28 milhões de viagens. As principais regiões emissoras serão Metropolitana (42,8% com 11,9 milhões de viagens), Biobío (9,6% com 2,6 milhões de viagens) e Valparaíso (8,6% com 2,4 milhões de viagens).

Em relação às regiões receptoras, Valparaíso liderará com 22,7% do total nacional (6,3 milhões de viagens), seguido pela Região Metropolitana , 3,8% (3,8 milhões de viagens) e, em terceiro lugar, O’Higgins com 9,1% (2,5 milhões de viagens) .

Conheça os 32 destinos imperdíveis para viajar pelo Chile neste verão

Para quem busca experiências únicas, o Sernatur compilou uma lista com 32 destinos e experiências imperdíveis, dois para cada uma das 16 regiões do Chile:

ARICA E PARINACOTA

Praias

Arica, a cidade do sol eterno, convida você a desfrutar de suas praias e balneários de águas quentes, como El Laucho, La Lisera e Chinchorro. No setor sul está El Laucho, balneário de ondas suaves e areias cálidas, ideal para a prática de esportes como a canoagem. A poucos metros fica La Lisera, quase 50 metros ao sul de Morro de Arica, ideal para desfrutar em família. Devido às suas ondas baixas, é uma das praias mais seguras para as crianças e perfeita para a prática de desportos náuticos de baixo impacto.

E se pretende passear ao longo de uma longa praia, visite Chinchorro, a norte da cidade, uma praia que apresenta uma excelente eatrutura turística, uma variedade de restaurantes, zonas de descanso, áreas para natação, surf e bodyboard. E uma atração imperdível do verão é o Carnaval Andino com La Fuerza del Sol, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2024.

Carnaval nos destinos do Chile
Fotos: Sernatur

Experiências: sol e praia, gastronomia, turismo de aventura e turismo cultural.

Mais informações: aricaturismo.cl.

Vales

Os vales férteis da região se destacam entre os destinos de verão no Chile e esperam por você. No vale Lluta, localizado a 10 quilômetros ao norte de Arica, são cultivados diversos tipos de vegetais e frutas. Uma de suas principais produções é o milho Lluteño, de particular doçura e cor amarela. E você pode visitar a vila e igreja de Poconchile e o barranco de Cardones, que se destaca pela presença de cactos candelabros.

A 3 quilómetros a sul de Arica, encontramos o vale de Azapa, um oásis fértil e estreito emoldurado por duas colinas baixas e áridas. Este vale produz vários vegetais, frutas cítricas e a famosa azeitona Azapa durante todo o ano. Você pode fazer um circuito arqueológico interessante e apreciar praticamente um museu no local. Os locais de interesse são o Museu Arqueológico de San Miguel de Azapa, a vila de San Miguel e o seu cemitério pré-hispânico, geoglifos, produtores de azeite e o terminal Agro.

E na comuna de Camarones, a pouco mais de 100 quilômetros de Arica, um oásis no meio do deserto é o vale Codpa, ideal para se desconectar e apreciar o céu limpo. Com um ambiente patrimonial, você pode visitar as igrejas de Guañacagua e Chitita, que fazem parte da Rota das Missões. Outra parada obrigatória é visitar a Casa Quinta Santa Elena e provar frutas típicas, sorvetes artesanais e pintatani.

Experiências: turismo cultural, gastronomia, bem-estar e património.

Mais informações: aricaturismo.cl e rutadelasmisiones.cl.

TARAPACÁ

Iquique

Entre os muitos destinos interessantes do Chile neste verão, Iquique convida a desfrutar de suas extensas praias durante todo o ano e percorrer o centro histórico que leva a uma viagem ao passado, à era do salitre no Chile, com sua delicada arquitetura e seus passeios com restaurantes e bares ao ar livre. Praias para a prática de surf e desportos náuticos, onde se destaca a praia de Cavancha com a sua onda chamada El Colegio, cuja fama alcança sucesso mundial devido ao grande arrasto da água e à perfeita formação de tubos que os surfistas desafiam.

Outra alternativa é visitar seus museus: Museo Corbeta Esmeralda, Museu Municipal de Iquique e Museo del Mar. Se quiser fazer compras, o Mall Zofri é parada obrigatória, onde você encontrará produtos isentos de impostos que são comercializados em um local que recebe milhares de visitantes durante o ano.

Experiências: sol e praia, turismo cultural, compras.

Mais informações: chileestuyo.cl.

Pica

Pica é outro dos destinos interessantes na região norte do Chile. É um oásis inserido no meio do deserto mais seco do mundo, cuja beleza natural abunda no seu entorno e conta com experiências diversas nos seus atrativos turísticos. Uma estadia nesta comuna, localizada no coração do pampa Tamarugal, é ideal para quem busca relaxamento, mas também aventura. Restaurantes de primeira linha, fontes termais, artesanato, turismo de aventura, experiências de astroturismo e muito mais oferecem este destino imperdível.

A Garganta El Salto de Pica, por exemplo, está localizada a cerca de 7 quilômetros ao sul de Pica e chega-se a este setor com um enorme desnível de aproximadamente 60 metros, onde antigamente existia uma cachoeira das chuvas do altiplano. É um cenário perfeito para o turismo de aventura, já que é possível descer de rapel pela garganta.

Experiências: gastronomia, turismo cultural, turismo de aventura e astroturismo.

Mais informações: chileestuyo.cl.

ANTOFAGASTA ENTRE OS DESTINOS IMPERDÍVEIS DO CHILE

Mexilhões e Antofagasta

Aproveite o verão na Região de Antofagasta com suas praias imperdíveis, como a Capitania de Puerto, Guanaye e o Balneário Municipal da comuna de Mejillones (únicas praias aptas para o banho na região). Este município tem também é o segundo maior número local de avistamentos de cetáceos do país e é ideal para atividades náuticas, como passeios de barco na baía.

Antofagasta é a cidade com maior extensão de litoral, o que facilita e promove a prática de diversas atividades náuticas, bem como uma rica gastronomia com produtos marinhos em toda a região. Por estar localizado no deserto mais seco do mundo, possui os céus mais limpos e claros, o que favorece a observação e estudo das estrelas, bem como o astroturismo. É por isso que a região abriga dois dos observatórios mais importantes do mundo, Alma e Paranal.

Experiências: sol, praia, gastronomia, turismo de aventura, turismo cultural e astroturismo.

Mais informações: chileestuyo.cl e antofagasta.travel.

San Pedro do Atacama

San Pedro de Atacama está entre os destinos mais conhecidos fora do Chile e espera por você com uma variada oferta turística e diversas excursões que o levarão a conhecer suas paisagens andinas com sua flora e fauna nativas, suas lagoas, vales e salinas. Além disso, surpreende pelos seus sítios arqueológicos e um profundo legado cultural. Graças à sua geografia peculiar e beneficiada pelas condições naturais do clima, desenvolveram-se atividades de astroturismo, passeios imperdíveis para observar as estrelas e aprender mais sobre o funcionamento do universo.

San Pedro de Atacama é o ponto de partida para explorar paisagens únicas entre vales, desertos, salinas, gêiseres, lagoas e vulcões. Com várias excursões você poderá observar a cultura viva do Lickan Antay.

Experiências: turismo de aventura, astroturismo e turismo cultural.

Mais informações: chileestuyo.cl e antofagasta.travel.

ATACAMA

Da Caldeira ao Parque Nacional Pan de Azúcar

As melhores praias estão na região do Atacama, mas o litoral da região não só oferece relaxamento ao sol, mar azul turquesa e areia branca, mas também é um lugar repleto de natureza e recantos pouco conhecidos, como praias para trekking ou observação de formações geológicas únicas, sítios paleontológicos, zonas úmidas e parques nacionais.

Os passeios imperdíveis começam no Parque Nacional Pan de Azúcar com suas diversas trilhas (Mirador, Las Lomitas, Castillo, Los Sapos), seguindo para o sul, seguindo praias como Portofino, ideal para o surf; raridades geológicas como o Granito Orbicular e o Zoológico de Piedras; o Sítio Paleontológico Los Dedos, ideal para uma visita em família, e as emblemáticas praias da Bahía Inglesa e La Virgen.

Experiências: sol e praia, atividades náuticas, trekking, astroturismo, paleontologia e cicloturismo.

Mais informações: chileestuyo.cl/destino/parque-nacional-pan-de-azucar.

Cordilheira do Atacama

Se um dos pontos turísticos do Atacama é o litoral, o outro está, sem dúvida, no extremo oposto. A cordilheira, cuja temporada começou oficialmente em novembro, convida todos aqueles que buscam aventuras nas alturas a visitar este espetacular destino conhecido como o Telhado da América, por ter muitas áreas acima de 6.000 metros, cercado por salinas únicas e lagoas.

Seis miles nos destinos do Chile
Foto: Chile Travel

Um dos lugares imperdíveis é o Parque Nacional Nevado Tres Cruces, que é, sem dúvida, o centro operacional ideal para iniciar uma visita aos diversos atrativos da região. Ali mesmo você pode visitar a lagoa Santa Rosa e o Salar de Maricunga. Já fora do parque e perto da fronteira com a Argentina, a Laguna Verde e suas fontes termais naturais lhe darão aquele toque de aventura e relaxamento combinado que você tanto precisa.

Uma parada no mirante permitirá apreciar os Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo. Ao norte, o Salar de Pedernales, as lagoas Coloradas e a cachoeira do Rio Juncalito são panoramas tremendos no meio da cordilheira.

Experiências: trekking, observação de flora e fauna, cavalgadas e astroturismo.

Mais informações: chile.travel/blog/ruta-de-los-seismiles-toca-el-cielo-en-la-region-de-atacama.

COQUIMBO

Tongoy-Guanaqueros-Coquimbo

A beleza natural, a gastronomia e a tranquilidade de suas extensas e solitárias praias são os principais atributos que você poderá desfrutar seguindo o eixo turístico Tongoy-Guanaqueros-Coquimbo. A menos de uma hora de carro ao sul de Coquimbo, você encontrará vários atrativos típicos nestas baías excepcionais. Entre elas, encontram-se amplas praias costeiras, cujas águas oferecem o cenário ideal para a prática de desportos náuticos. Isto, somado a uma ampla oferta gastronómica deliciosa e outras atividades recreativas, fazem desta zona um destino de férias para milhares de turistas por ano.

Experiências: sol e praia, gastronomia, astroturismo e zonas úmidas.

Mais informações: chileestuyo.cl e turismoregiondecoquimbo.cl.

Vale de Elqui

Com vinhedos e povoados que há anos combinam a agricultura com o turismo, o Vale do Elqui é um dos destinos mais visitados do Chile, que você não pode perder se é um amante da natureza e procura diferentes experiências relaxantes. Destacam-se as fábricas de pisco, onde você pode conhecer em primeira mão os processos deste destilado, fazer degustações e comprar as melhores misturas da região.

Elqui nos destinos do Chile
Fotos: Sernatur

A apenas 30 minutos de La Serena, você começa a entrar neste maravilhoso vale, que o recebe com uma energia única, destacando os pequenos povoados, como El Molle e Vicuña, com uma ampla oferta turística. Elqui Valley é um lugar místico que convida você a relaxar e se desconectar nas proximidades dos céus mais limpos da América do Sul.

Experiências: astroturismo, turismo de natureza, gastronomia, turismo de natureza e cultural.

Mais informações: chileestuyo.cl e turismoregiondecoquimbo.cl.

VALPARAISO

Litoral de Los Poetas

O Litoral de Los Poetas é um dos melhores destinos para desfrutar neste verão no Chile. Composto pelas comunas de San Antonio, Cartagena, El Tabo, El Quisco, Algarrobo e Santo Domingo, oferece diversas alternativas aos visitantes. Em primeiro lugar, destaca-se o seu litoral privilegiado, ideal para atividades náuticas, as suas reservas naturais e as tradições típicas chilenas no setor rural. Lugares imperdíveis são a Casa Museu Pablo Neruda em Isla Negra (El Quisco), o Parque Tricao (Santo Domingo), o Museu Vicente Huidobro (Cartagena), o Museu de História Natural (San Antonio) e o Santuário Natural Laguna El Peral (El Tabo).

Experiências: desportos náuticos em Algarrobo; comida típica e missa chilena em El Totoral (El Quisco); carnaval de murgas e comparsas (San Antonio); Parque Tricao com o maior aviário do continente (Santo Domingo).

Mais informações: chileestuyo.cl.

Vale do Aconcágua

O Vale do Aconcágua não é atrativo apenas no inverno devido à temporada de neve, mas durante o verão oferece múltiplas atividades para toda a família. O vale é formado pelas províncias de San Felipe e Los Andes, destacando suas belas paisagens, fontes termais características, natureza, vinhedos, pinturas rupestres e tradições chilenas.

Vale do Aconcágua nos destinos do Chile
Fotos: Sernatur

Lugares imperdíveis são o Parque Andino Juncal (Los Andes), Rua do Comércio (Putaendo), Parque La Giganta (Panquehue), Parque Arqueológico Paidahuén (San Esteban), Laguna del Inca (Los Andes), Cariño Botado ( San Esteban), Santuário Teresa de Los Andes (Rinconada) e Museu Histórico do Aconcágua (San Felipe).

Experiências: trekking pelo Parque Andino Juncal, Parque La Giganta ou pela parte baixa do Salto del Soldado, vinhedos e festas de debulha de éguas soltas.

Mais informações: chileestuyo.cl.

METROPOLITANA DE SANTIAGO

Cidade de Santiago

Durante a temporada de verão, a capital do Chile tem em si vários destinos. Oferece um mix de experiências culturais, gastronômicas e de entretenimento para todos os visitantes. Como todo verão, em janeiro turistas e moradores podem desfrutar de teatro e cultura graças ao Festival Teatro a Mil. Além disso, este ano a capital sediará o FIG Santiago 2024, o Festival de Balões de Santiago que trará um show incrível à lagoa Carén entre os dias 12 e 14 de janeiro.

A cultura não vem só com o Teatro a Mil, também pode ser apreciada através de museus como o Museu de Belas Artes, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Pré-Colombiana ou o MIM, entre muitos outros. Santiago no verão também brilha pela variada oferta de espetáculos em locais como o Teatro Municipal e o GAM. Bairros imperdíveis são Lastarria, Bellas Artes, Yungay, Brasil, Bellavista, Manuel Montt, El Golf e Italia, que oferecem uma variedade de restaurantes, bares, teatros e espaços culturais. Não perca a Igreja de Veracruz em Lastarria e o Anfiteatro Viaje Inmóvil em Bellas Artes.

Mais informações: disfrutasantiago.cl.

Cajón del Maipo e Vale do Maipo

A Região Metropolitana de Santiago possui um impressionante ambiente natural e uma ampla oferta turística, oferecendo destinos excepcionais como o Cajón del Maipo e o Vale do Maipo. Estes locais são ideais tanto para os amantes da aventura ao ar livre como para aqueles que procuram relaxar num ambiente natural deslumbrante.

Cajón del Maipo é um desfiladeiro de montanha, um verdadeiro oásis de tranquilidade e aventura. Com sua diversidade de paisagens, desde rios e cachoeiras até montanhas e fontes termais, El Cajón convida você a uma experiência inesquecível na cordilheira dos Andes. Por outro lado, reconhecido pelos seus vinhos e belos vinhedos, o Vale do Maipo é um destino imperdível para os amantes do enoturismo, com mais de 35 vinhedos abertos ao turismo.

Valle de Maipo nos destinos do Chile
Fotos: Sernatur

Mas o vale não é só vinho, oferece também uma grande variedade de atividades ligadas ao turismo rural. Aqui a Expo Rural Paine e o Festival da Melancia Paine oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer e desfrutar da tradição camponesa da zona central, mesclando-a com a música e a gastronomia.

Experiências: natureza, aventura, relaxamento e bem-estar, enoturismo e gastronomia.

Mais informações: disfrutasantiago.cl.

O’HIGGINS

Costa O’Higgins

A região de O’Higgins oferece uma riqueza natural e cultural diversificada. Destinos icônicos como o Lago Rapel, epicentro das atividades aquáticas, e Pichilemu, famoso pelo surf em Punta de Lobos, atraem turistas nacionais e internacionais. O Vale de Colchagua, reconhecido pela sua indústria vinícola e pela Rota do Vinho, é um ponto alto.

Experiências: campo, praia, gastronomia, bem-estar, turismo cultural, desportos ao ar livre e surf.

Mais informações: chileestuyo.cl/regiones/region-de-ohiggins.

O’Higgins para todos os gostos

A Região de O’Higgins oferece experiências turísticas para todos os gostos. Enquanto Tagua Tagua e o Vale Almahue cativam pelo seu patrimônio cultural e natural, desde vestígios paleontológicos até vinhedos com vinhos artesanais únicos, como Carmenere, Alto Cachapoal surpreende com Sewell, Patrimônio da Humanidade, e Alto Colchagua oferece um amplo espectro, desde pegadas de dinossauros em geleiras e santuários naturais.

Por sua vez, o vale do Cachapoal, com os seus vales férteis e tradições, convida a desfrutar da gastronomia local, da arquitectura típica e das caminhadas nas suas majestosas colinas. Cada lugar em O’Higgins é uma experiência única, desde a serenidade dos seus vales até à força das suas ondas e montanhas.

Experiências: campo, praia, gastronomia, bem-estar, turismo cultural, desportos ao ar livre e surf.

Mais informações: chileestuyo.cl/regiones/region-de-ohiggins.

MAULE

Costa do Maule

A costa do Maule destaca-se pelas suas zonas de pesca, gastronômicas e de turismo de aventura. Tem praias, reservas, observação de aves e muito mais. Uma viagem inesquecível para quem busca uma grande diversidade de experiências em um só lugar. E se você é amante das ondas e das praias, não pode deixar de visitar Iloca, onde poderá fazer caminhadas, passeios a cavalo e saborear a gastronomia à base de frutos do mar.

Como um dos destinos maisp rocurados no Chile, tem uma grande oferta de alojamento, restaurantes e muito para ver e fazer, por exemplo, em Constitución, que surpreende pela sua variada oferta gastronômica e extensas praias com belas paisagens. O setor Putú se destaca em seu entorno, reconhecido por suas dunas e pântanos e por ser a estação final da rota do histórico Ramo Talca-Constituição.

Experiências: sol e praia, gastronomia, observação de flora e fauna.

Mais informações: chileestuyo.cl.

Colbún-Rari

Colbún possui setores dedicados ao turismo de aventura e ecológico, além de um lago artificial de mesmo nome, o maior do Chile. Aqui você encontra campings, pousadas e casas de veraneio, ideais para ficar alguns dias, praticar esportes náuticos e desfrutar de agradáveis ​​dias no campo. Você verá um grande número de pássaros passeando pelos céus ou se alimentando no lago.

Uma arte originada há trezentos anos sobrevive em Rari. Trata-se da cestaria, cuja matéria-prima original eram as raízes dos choupos. A partir daí, começaram a ser utilizadas crinas e fibras vegetais, dando vida a uma forma de arte única e de alta qualidade. Se se trata de descanso e relaxamento, o destino Lago Colbún-Rari oferece-lhe a possibilidade de visitar centros termais para ter uma estadia para se desligar da vida quotidiana e desfrutar de bem-estar e relaxamento num só lugar.

Experiências: turismo de aventura, observação de aves, turismo cultural, relaxamento e bem-estar.

Mais informações: chileestuyo.cl.

ÑÚBLE, UM DOS DESTINOS PARA CONHECER NO CHILE

Cobquecura

Campo e mar, zonas urbanas e paisagens rurais, pesca e agricultura, Cobquecura é um local de contrastes e também uma terra privilegiada com 52 quilómetros de costa e a 100 quilómetros da capital regional de Ñuble. A sua gastronomia caracteriza-se por oferecer uma grande variedade de peixes e mariscos, bem como produtos de cultivo, como leguminosas e frutas, onde surpreendem as culturas do mamão, o mais meridional do país.

Outro ponto notável desta cidade é a grande quantidade de paisagens naturais. A costa permite a prática de desportos náuticos como o surf e o bodyboard, bem como relaxar nos seus finos areais cinzentos. Você pode percorrer seu centro histórico, declarado Zona Típica, a fim de preservar as construções arquitetônicas, como os grandes casarões e edifícios feitos de laje e madeira nativa. Não deve perder a Igreja de Pedra, a Lobería, a enseada de Taucú, a praia La Boca de Buchupureo e o pantanal de Taucú.

Experiências: sol e praia, gastronomia e esportes de aventura.

Mais informações: chileestuyo.cl.

Quillon

Quillón é considerada a capital turística do Vale do Itata, e entre os bons destinos deste verão no Chile, é um lugar para se conectar com a natureza, o campo, suas tradições e desfrutar de sua requintada gastronomia, onde se destacam os vinhos e licores. O campo tem aquela graça que agrada tanto os adultos como as crianças. As crianças têm espaço para correr, ver animais ou tornar-se agricultores fazendo atividades agrícolas. E os adultos divertem-se como crianças ou tornam-se verdadeiros gourmets, porque lá é muito fácil entregar-se aos prazeres da cozinha.

O Vale do Sol, como é conhecido Quillón, é o verdadeiro reflexo do melhor do campo chileno. Está localizado em Itata e possui um clima privilegiado para a produção de vinhos, licores e uma longa lista de produtos e pratos típicos chilenos. Lugares imperdíveis são a lagoa Avendaño, o morro Cayumanqui, o dossel de Ayekantun e o Quillón Bio Park.

Experiências: desfrutar da natureza, da gastronomia e da cultura.

Mais informações: instagram.com/municipalidaddequillon.

BIOBIO

Tomé-Dichato

A rota costeira de Tomé e Dichato é um dos destinos a ser apreciado no Chile. Oferece paisagens incríveis, gastronomia marinha e praias para todos os gostos. Esta rota imperdível, ao norte de Concepción, encanta o ano todo, mas atrai principalmente centenas de turistas durante o verão. A comuna de Tomé irá transportá-lo para um passado nostálgico com as suas ruas e edifícios do século XX. Esta comuna, com um turismo histórico destacado, possui belas paisagens costeiras. O balneário característico e mais visitado é o Dichato, uma das poucas zonas aptas para banho na região.

Experiências: desconexão nas mais de dez praias do setor; trekking até a Pedra do Elefante ou o Farol de Cocholgue; passeios náuticos na baía do Tomé; aulas de surf com prancha Zalazar; stand up paddle com Jazo; navegação com Awka Navegación, único veleiro registrado no Sernatur Biobío. Encontre esses serviços emserviciosturisticos.sernatur.cl.

Mais informações: biobioestuyo.cl/destinos/tome-dichato.

Biobío Estreitos

Angostura del Biobío possui dois balneários públicos gratuitos de primeira classe em Quilaco e Santa Bárbara, às margens da represa de Angostura. Ambos os locais contam com infraestrutura de qualidade composta por banheiros públicos, píer, salva-vidas, contêineres de lixo e diversas medidas de segurança para banhistas. Junto a isso, os empresários locais oferecem serviços como aluguel de caiaques, passeios pela albufeira, venda de produtos locais e áreas de camping para hospedagem; Também há cabanas próximas.

Este destino converge entre os municípios de Quilaco e Santa Bárbara. A não perder são o Centro Cultural e Histórico Santa Bárbara, que com seu desenho mostra a união das culturas pehuenche e chilena; centro de observação de aves, estação de monitoramento localizada no Centro de Visitantes Central de Angostura para observação das aves que colonizaram espontaneamente na entrada do reservatório; spas públicos gratuitos de primeira classe em Quilaco e Santa Bárbara e Mirador Huequecura.

Experiências: relaxamento nos campings presentes na região, Los Notros e La Patagua de Lo Nieve e Camping Trompelhueno; Parque Apícola, parque temático que valoriza a identidade apícola produtiva da vila de Santa Bárbara e arredores; Salto Newenko, um passeio pelas cachoeiras da comuna de Quilaco com vista privilegiada do morro Siete Picos, cujo nome se deve à sua geografia única.

Mais informações: angosturadelbiobio.cl.

LA ARAUCANIA

Zona Lacustre

O destino lacustre é imperdível todo verão pela diversidade de atrativos naturais e experiências que os turistas podem desfrutar. Seja trekking em seus belos parques nacionais ou turismo de aventura através de rafting, arvorismo, canyoning ou excursões pelas diversas trilhas e percursos, que fazem da região lacustre um lugar único e inesquecível. A não perder são o Parque Nacional Villarrica, o Parque Nacional Huerquehue, o mirante El León, os Ojos del Caburgua, a cachoeira La China, a cachoeira El Claro e vários complexos termais.

Experiências: gastronomia, bem-estar e saúde, turismo de aventura, atividades náuticas, relaxamento e diversão, sol, praia e neve.

Mais informações: instagram.com/puconchile.travel e instagram.com/depto_turismo.villarrica.

Zona dos Andes

A Araucanía Andina caracteriza-se por atrair visitantes que privilegiam os esportes de aventura, principalmente trekking, excursões, subidas, escaladas, experiências relacionadas a um contato mais íntimo com a natureza, território ideal para os amantes da fotografia. Lugares imperdíveis são o Parque Nacional Conguillío, o túnel Las Raíces, a cachoeira La Princesa, a Reserva Nacional China Muerta, a cachoeira Truful Truful, a Reserva Nacional Malalcahuello e Icalma.

Parque nos destinos do Chile
Fotos: Sernatur

Experiências: turismo de aventura, bem-estar e saúde, fotografia, relaxamento e diversão, neve.

Mais informações: araucania.cl/index.php/destinos/araucania-andina.

LOS RIOS

Bacia do Lago Ranco

Localizado entre grandes montanhas e florestas nativas, este é um dos destinos no Chile que se destacam pela sua beleza e pela sua grande biodiversidade de flora e fauna. Possui o terceiro maior lago do Chile: Ranco. Visite e desfrute deste destino que permite aos seus visitantes entrar na já característica selva valdiviana e descobrir a aventura natural graças a diversas atividades, como trekking, rafting, SUP ou contemplação de paisagens. Além disso, as cinco comunas que compõem este destino (La Unión, Lago Ranco, Futrono, Río Bueno e Paillaco) apresentam uma experiência inesquecível cheia de história, tradição e cultura.

Experiências: turismo de natureza, gastronomia, relaxamento e aventura.

Mais informações: chileestuyo.cl.

Panguipulli-Sietelagos

O destino Sietelagos, na comuna de Panguipulli, possui belos percursos panorâmicos que permitem conectar-se com as principais localidades do destino: Coñaripe, Liquiñe, Neltume, Puerto Fuy e Choshuenco, com a capital comunal e regiões vizinhas. A curta distância até a Argentina permite o desenvolvimento de circuitos binacionais através da travessia internacional Huahum, que se conecta com a cidade de San Martín de Los Andes, através de uma bela travessia de balsa pelo Lago Pirehueico. Tendo o Parque Nacional Villarrica e a Reserva Natural Mocho Choshuenco como principais áreas protegidas oficiais, este destino do Chile conta com uma grande área protegida por particulares, incluindo a Reserva Huilo Huilo.

Experiências: turismo de natureza, aventura, trekking.

Mais informações: chileestuyo.cl.

LOS LAGOS, ENTRE OS MAIS CONHECIDOS DESTINOS DO CHILE


Província de Osorno

Se procura desfrutar da natureza, da cultura do povo Huilliche e da rica gastronomia marinha, o destino Mapu Lahual, entre as comunas de San Juan de la Costa, Río Negro e Purranque, é o lugar ideal para você. Venha desfrutar de um território com identidade ancestral, maravilhe-se com as suas praias e tire a melhor selfie ao ver o seu pôr do sol.

Se preferir, viaje até Osorno para provar as mais deliciosas carnes do sul do Chile, reconhecidas por sua qualidade e sabor; ou mergulhe nas florestas de Puyehue e relaxe em seus centros termais, junto ao som único da natureza que o ajudará a alcançar o relaxamento que procura.

Ou talvez queira explorar os atrativos do território de entrada da região de Los Lagos, navegando pela margem sul do rio Bueno, na comuna de San Pablo, com seus prados e variedade de pássaros. Conheça a história do porto de Trumao e da missão Quilacahuin ou prove os melhores preparos à base das mais deliciosas cerejas do sul do país.

Lugares imperdíveis são a praia de Maicolpué em San Juan de la Costa, o Parque Pleistoceno Chuyaca em Osorno, o Parque Nacional Puyehue e Puerto Trumao em San Pablo. Não perca o 7º Encontro de Caiaque em Rio Bueno a partir do dia 20 de janeiro de 2024.

Experiências: praias com os melhores pores do sol de San Juan de la Costa; gastronomia à base de carnes e queijos em Osorno; relaxamento e conexão com a natureza no Parque Nacional e centros termais de Puyehue; os melhores doces e arquitetura alemã nas margens do Lago Llanquihue e Puerto Octay.

Mais informações: chileestuyo.cl.

Patagônia Verde

Descubra o destino Patagônia Verde. Se você é amante da natureza intocada, das montanhas, dos rios e dos esportes de aventura, este local é para você. Não perca a oportunidade de visitar as belas comunas de Hualaihué ou Cochamó com seus fiordes e cidades costeiras. Percorra este vasto território que faz fronteira com a Patagônia Argentina e é cortado pela Carretera Austral.

Desfrute de montanhas cobertas de floresta, rios que descem das alturas, lagos aninhados em vales profundos, geleiras, golfos e praias, com infinitos recantos e trilhas que você pode explorar. Tudo isso somado ao carinho e ao calor caseiro de seu povo e de suas tradições gaúchas. Lugares imperdíveis são Cochamó e o rio Puelo, a rota costeira Hualaihué, o Museu Sítio Chaitén e o povoado Santa Lucía, o rio Futaleufú e o porto Ramírez, e o lago Yelcho em Alto Palena.

Experiências: trekking e balanços com vista para o rio Puelo, gastronomia marinha na rota costeira de Hualaihué, trekking no Parque Nacional Pumalin, Rota dos Vales com campeonato de mountain bike em Futaleufú (21 de janeiro) e descida fluvial ao longo do rio Palena.

Mais informações: chileestuyo.cl.

AYSEN

Carretera Austral

A Carretera Austral é uma das rotas mais famosas e únicas do país, com mais de 800 quilômetros na região de Aysén, para ser percorrida de veículo, bicicleta ou a pé. É provavelmente a road trip mais popular do país e uma forma incrível de conhecer a Patagônia Chilena, descobrir suas paisagens, desfrutar de sua flora e fauna e explorar a região.

Carreterea Austral nos destinos do Chile
Fotos: Sernatur

Em oito dias você poderá percorrê-la completamente e descobrir a geografia do extremo sul do mundo, interrompida por fiordes e canais, pampas, rios, lagoas, florestas e montanhas. Lugares imperdíveis são os parques nacionais Queulat, Cerro Castillo, Laguna San Rafael e Patagônia e as geleiras e o rio Baker, entre muitos outros.

Experiências: trekking, observação de flora e fauna e turismo rural.

Mais informações: saiba como planejar sua viagem e muito mais em chileestuyo.cl.

Rota dos Parques

A Rota dos Parques Nacionais da Patagônia Chilena é composta por 17 parques. São 2.800 quilômetros de território, 60 comunidades do entorno e 11,5 milhões de hectares protegidos, onde vivem 140 espécies de aves e 46 espécies de mamíferos. As suas paisagens imaculadas, os seus diversos ecossistemas, flora e fauna, além do seu patrimônio cultural que representa mais de 60 comunidades, fazem dele um percurso único no mundo. Lugares imperdíveis são os parques nacionais Queulat, Cerro Castillo e Patagônia.

Experiências: trekking, observação de flora e fauna, turismo rural e navegação

Mais informações: chileestuyo.cl.

MAGALLANES E A ANTÁRTICA CHILENA

Torres del Paine

Aproveite o verão em Villa Cerro Castillo, capital da comuna de Torres del Paine, que tem sua origem em 1906. É considerada a porta de entrada do Parque Nacional Torres del Paine. A identidade cultural da comuna é caracterizada pelos costumes e tradições pecuárias camponesas. No caso de Villa Cerro Castillo, esta relação é fortemente notada porque foi o território da antiga fazenda Cerro Castillo, que deu origem a este assentamento humano da comuna.

Torres del Paine nos destinos do Chile
Fotos: Sernatur

Um local característico da vila corresponde ao galpão de tosquia e ao monumento ao cavalo, ícone do património pecuário da comuna. No último fim de semana de janeiro é comemorado o Festival Chileno, um dos eventos culturais mais importantes da região, com cavalgadas e eventos culturais que este ano começa na sexta-feira, 26 de janeiro, e termina no domingo, 28 de janeiro.

Experiências: turismo de interesse especial, turismo cultural, turismo de natureza, turismo de fazenda.

Mais informações: chileestuyo.cl.

Lagoa Branca

A uma hora de Punta Arenas, fica a comuna de Laguna Blanca, um pilar do desenvolvimento pecuário e das tradições camponesas. Durante a terceira semana de janeiro acontece o Festival da Tosquia, que resgata as tradições e o trabalho do campo magalhânico. Este evento tem uma programação que inclui exposições de tosquia, passeios a cavalo, circulação de cães pastores e, além disso, contempla a montagem de exposições de artesanato, de produtores regionais, de inserção de novas raças de animais, como lhamas, alpacas, tudo isso complementado com um espetáculo artístico folclórico. Também no percurso pelos diferentes sectores montados neste festival poderá saborear deliciosas comidas típicas da região como o borrego assado e grelhado. Outro lugar imperdível é Villa Tehuelches.

Experiências: turismo de interesse especial, turismo cultural, turismo de natureza, turismo de fazenda.

Mais informações: chileestuyo.cl.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *