Prédio histórico do Porto de Assunção passa por obras de restauro

Restauro do Porto de Assunção

O Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai está concluindo as obras de restauração do prédio histórico que foi sede do Porto de Assunção. O principal objetivo das obras iniciadas em 2019 é revitalizar e melhorar a área portuária, transformando-a em um polo de desenvolvimento urbano da cidade. Assim, a região poderá abrigar tanto escritórios públicos quanto espaços de cultura, lazer e recreação para a população e os turistas. As informações foram veiculadas pela agência estatal paraguaia IP.

O Porto de Assunção é considerado um dos mais antigos da região sul do continente sil-americano. Faz parte do conjunto do patrimônio arquitetônico que compõe o chamado Centro Histórico de Assunção (CHA).

Leia também: Caminho a Gabriela Mistral refaz trajetória da poetisa chilena Nobel de Literatura

Obras no prédio do Porto de Assunção revelam abóbadas e murais

As principais intervenções foram para a a eliminação de mezaninos. Esses mezaninos ocupavam grande parte dos espaços e escondiam antigas abóbadas, que foram totalmente reconstruídas. Além disso, estão sendo recuperados antigos arcos, paredes de pedra e murais pictóricos. A intenção é deixar esses achados à vista dos visitantes.

Especialistas da construtora responsável pela intervenção indicaram que desde o início todos os processos construtivos foram feitos dentro dos protocolos que este tipo de obra exige. Eles também explicaram que o prédio terá tecnologia de primeira, além de acessos inclusivos, como rampas e piso tátil.

Ainda entre as obras de restauro está a reforma do antigo auditório, que será utilizado para atividades culturais. Ali também as obras incluem melhorias em termos de visualização, acústica e acesso inclusivo.

Foto gentileza/MOPC/IP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *