O MAR chega até você

Com as portas fechadas ao público desde março em decorrência das restrições impostas pela pandemia da covid-19, o MAR – Museu de Arte do Rio – chega até você pelas redes sociais, oferecendo diariamente conteúdos que podem ser consumidos em casa e revisitando momentos importantes destes sete anos de história.

A partir deste mês, novas atividades serão propostas aos diferentes públicos do museu por meio do Programa de educação museal online, inteiramente gratuito, criado pela equipe de educadores da Escola do Olhar. Visitas mediadas, oficinas de criação, conversas sobre a Coleção MAR, formações com professores e até o tradicional Café com Vizinhos passam a acontecer no ambiente virtual.

A programação começou nesta segunda-feira, com o lançamento da série audiovisual Percursos Mediados no canal do MAR no Youtube. Desenvolvida pelos educadores a partir de metodologias usadas nas visitas mediadas presenciais, a produção usa as exposições como plataforma para discutir questões propostas e atravessadas pelo museu.

Até setembro serão lançadas as séries inspiradas nas coletivas O Rio dos Navegantes e Rua! e na individual Pardo é papel, de Maxwell Alexandre. 

Todas se estruturam da mesma forma: em cinco episódios, de aproximadamente três minutos cada, os educadores introduzem o espectador ao universo do museu, fazem a leitura mediada de obras, núcleos ou temas e dissertam sobre um dispositivo artístico-pedagógico.

Na série “O Rio dos Navegantes” eles vão além e transformam o jogo Contra Maré em um vídeo interativo, no qual o espectador escolhe o percurso que deseja fazer na exposição. O quinto e último vídeo de cada série tem caráter experimental, elaborado a partir de diversas linguagens do campo da arte, em que o conteúdo exerce em sua própria forma audiovisual as possibilidades de mediação.

O Programa de educação museal online marca o início da gestão de Hugo Oliveira na coordenação de educação do MAR.

“Como cria do Morro da Providência e um dos primeiros participantes do programa Vizinhos do MAR, chego com a missão de estimular a descolonização do corpo institucional e de manter a vocação do museu para dialogar com questões como as relações étnico-raciais e direitos humanos”, disse Oliveira.

Confira a seguir a programação completa do mês de julho:
video
Série foi desenvolvida pelos educadores do MAR a partir de metodologias usadas nas visitas mediadas presenciais

11/07 | 14h – Formação com professores – “O Rio dos Navegantes”

A formação gratuita, exclusiva para professores e educadores, irá propor um exercício de análise e reflexão a partir de trabalhos presentes na exposição “O Rio dos Navegantes”.

*Atividade realizada por meio de plataforma de streaming.
*Inscrições encerradas.


11/07 | 10h – Café Virtual com Vizinhos 

Interrompido por conta da pandemia da covid-19, o Café com Vizinhos retorna em formato virtual no próximo sábado, dia. Evento mensal do Programa Vizinhos do MAR, o café é um espaço para troca de experiências, plataforma de diálogo e ações conjuntas entre o museu, moradores, coletivos e instituições da região portuária.

*Atividade realizada por meio de plataforma de streaming.
*Exclusivo para participantes do programa Vizinhos do MAR.


16/07 | 17h – 5 Minutos com a Coleção – “Figura de Jovem Negra”, Belmiro de Almeida
Educador: Fernando Porto

No primeiro “5 Minutos com a Coleção”, o educador Fernando Porto fala sobre um conjunto de trabalhos e artistas presentes no Acervo MAR, com destaque para a obra “Figura de Jovem Negra”, de Belmiro de Almeida. O que de imaginário ronda esta pintura e quais assuntos ela pode disparar hoje na sociedade brasileira?

*Atividade realizada por meio de plataforma de streaming.
*Não é preciso inscrição.


18/07 | 14h – Oficina de Criação: Super-Mercado
Educadores: Fernando Porto e Maria Rita Valentim
cComo nascem os super-heróis e heroínas? A partir dos super-heróis presentes nas obras da exposição “Pardo é papel”, de Maxwell Alexandre, os educadores Fernando Porto e Maria Rita Valentim convidam crianças e seus responsáveis a criar novos super-heróis, buscando na imaginação os desenhos animados e com inspiração nas prateleiras do supermercado. Do que os heróis e heroínas são feitos? Vamos inventar juntos?

*Atividade realizada por meio de plataforma de streaming.
*Inscrições em breve no site e nas redes sociais do MAR.


30/07 | 17h – 5 Minutos com a Coleção – “Kui Dume Teneni”, Acelino Sales Tui
Educadora: Maria Rita Valentim

A educadora Maria Rita Valentim conversa com o público sobre a relação entre conceitos da educação formal e outros métodos, a partir da obra “Kui Dume Teneni”, de Acelino Sales Tui, integrante da coleção Huni Kuii do Acervo MAR. Por meio desta atividade, convidamos o público a tecer ligações entre diferentes perspectivas educativas no processo artístico do povo Huni Kuii.

*Atividade realizada por meio de plataforma de streaming.
*Não é preciso inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *