Conheça a cultura maia em Petén

templo maia em Tikal

Um convite aos leitores: conheça a cultura maia em Petén, na Guatemala. Lendo o conteúdo abaixo você vai entender por quê.

Petén é considerado um dos mais importantes locais de ocupação pré-colombiana. O departamento contempla duas Reservas da Biosfera Maia, sete Parques Nacionais, cinco Refúgios de Vida Selvagem e quatro biomas protegidos. Para conhecê-lo, é ideal planejar vários dias de estadia.

É nesse local que nascem as lendas da cultura maia, uma das mais surpreendentes do mundo. Na chegada, você encontrará fascinantes sítios arqueológicos cercados por selvas que os mantiveram bem protegidos. Isso inclui o Parque Nacional Tikal, declarado Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela Unesco em 1979.

A civilização maia floresceu em Petén e foi o lar dessa cultura antiga, cujo legado marca a identidade da Guatemala. Assim, as ruínas e vestígios dos maias continuam a impactar os exploradores modernos até hoje.

Um dos destinos arqueológicos mais importantes do planeta

Na parte mais profunda da floresta tropical de Petén, destacam-se os cumes dos místicos templos maias. Além disso, a fusão entre o patrimônio histórico e a natureza avassaladora da região faz dela um dos destinos arqueológicos mais importantes do planeta.

Tikal, Uaxactún, Ceibal, Aguacateca, Yaxhá, Piedras Negras e El Mirador são apenas alguns dos lugares que mostram a grande riqueza arqueológica que a Guatemala possui.

A visita mais importante para aprender mais sobre a cultura maia é a visita ao Parque Nacional Tikal, pois era uma das cidades mais importantes do período clássico dos maias e hoje é um patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

Tikal tem mais de 3.000 estruturas que podem ser vistas. Ali estão palácios, templos, vestígios, quadras de jogos maias, altares e outros. Por isso, Tikal é considerada a reserva natural e cultural mais famosa da Guatemala.

Vá preparado para o calor

Se você visitar o Parque Nacional Tikal, é aconselhável levar água em abundância, roupas de clima quente e calçados confortáveis. Além disso, deve levar protetor solar e repelente de insetos para tornar sua visita mais confortável e agradável.

A maioria dos grandes edifícios que podem ser vistos estão agrupados na parte superior do local central, datando do período clássico tardio. Este foi o apogeu e poder de Tikal, bem como o ápice do seu desenvolvimento em infraestrutura.

Os grupos de edifícios que mais se destacam no Parque Nacional Tikal, devido ao seu tamanho e beleza arquitetônica, têm uma conotação astronômica e histórica.

Conheça mais em https://visitguatemala.com/peten-aventura-en-el-mundo-maya/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *