Consumo de Malbec segue em crescimento no Brasil

Dia do Malbec também no Brasil

O consumo da uva Malbec, ícone da Argentina, segue crescendo entre os consumidores do Brasil. Dados da Wine Inteligence apontam um crescimento em relação a 2021, tornando a Malbec a variedade com maior alta no consumo, com 48% entre os consumidores regulares da bebida no país.

De acordo com a mesma pesquisa, em 2022, o Brasil possui mais de 44 milhões de consumidores de vinho regular (que consomem a bebida, pelo menos, uma vez por mês). Este número representa um crescimento de 23% em relação a 2019. O vinho tinto segue sendo o preferido entre os brasileiros, com 89% da preferência.

A região de Mendoza, na Argentina, está entre as 15 regiões de consumo de vinho do Brasil. Localizada em Mendoza, a vinícola Doña Paula, do Grupo Santa Rita Wines, possui rótulos Malbec premiados e reconhecidos como o Doña Paula Malbec Estates, Doña Paula Altitude Series Malbec, e o Master Selection Doña Paula Selección de Bodega.

Martin Kaiser, enólogo da vinícola argentina vem ao país para apresentar rótulos premiados. A região de Mendoza, onde a vinícola está localizada, é uma das principais exportadoras de malbec para o país, cujo consumo segue crescendo entre os brasileiros

Leia também: Projeto Rolha Verde reforça compromisso de Carbono Zero

Dia do Malbec, 17 de abril, também é comemorado no Brasil

Dia 17 de abril é comemorado mundialmente o Dia do Malbec. Em celebração à data, a Doña Paula traz ao Brasil Martin Kaiser, enólogo e viticultor para uma masterclass exclusiva sobre a uva e os vinhos da vinícola argentina para especialistas brasileiros. A ação visa ampliar o conhecimento dos especialistas junto aos produtos da marca.

Os rótulos de Doña Paula estão entre os vinhos mais premiados. A marca recebeu por mais de 140 vezes pontuação acima de 90 pontos em uma das principais premiações do setor, com destaque para o Doña Paula Selección Bodega Malbec 2020, presente no Ranking de Melhores Malbec com 96 pontos, no Descorchados 2022.

Além disso, a marca possui certificação de qualidade pela BRC Food e de sustentabilidade pela BA, por suas práticas de respeito e integração ambiental. Outro diferencial da vinícola é que, devido ao processo de produção, todos os vinhos Doña Paula são adequados para celíacos, veganos e vegetarianos.

Apesar da origem francesa, foi na Argentina que a uva Malbec melhor se adaptou e transformou o país no maior produtor mundial desta variedade. O Malbec World Day, comemorado anualmente em 17 de abril em todo o mundo, foi criado pela Wines of Argentina e celebra o desenvolvimento da uva mais emblemática do país e uma das principais protagonistas na transformação da vitinicultura em todo o território da Argentina.

Sobre Martin Kaiser

Nascido em Mendoza, Martín vem de uma família com longa tradição em vinhos. Formou-se como Engenheiro Agrônomo em 1999 com a nota máxima pela Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza. Continuou seus estudos em Montpellier, na França, onde completou um Master of Science em Viticultura e Enologia, na École Nationale Supérieure Agronomique, em 2001.

Até 2004 foi responsável pelos vinhedos e consultor de diversas vinícolas na Argentina e Paraguai e no desenvolvimento de novas plantações e áreas de cultivo. Entre 2005 e 2006 foi Gestor de Vinhas na MAIS Argentina, uma filial da MASI Itália. Paralelamente, entre 2001 e 2009, foi pesquisador e professor do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Cuyo.

Em 2006 ingressou na Doña Paula como Gerente de Vinhedo, onde desenvolveu um programa exaustivo de investigação das vinhas denominada “Terroir em Foco”, sobre a influência do clima e do solo na Malbec. São mais de mil cavas que identificam os diferentes solos, com cerca de 500 microvinificações para refletir cada solo em um vinho, aprofundando sua relação. Sob sua tutela, desenvolveram vinhas emblemáticas da Viña, como Alluvia, em Gualtallary e a propriedade Los Indios em El Cepillo, San Carlos, dando lugar a vinhos tão renomados como Alluvia Parcel e a linha Altitude Series.

Em 2020, Kaiser assumiu o cargo de Subgerente de Viticultura e Enologia, com a responsabilidade de liderar ambas as áreas. Neste mesmo ano, o renomado crítico inglês Tin Atkin MW, premiou Martín Kaiser como o “Viticultor do Ano”, destacando seu foco contínuo no terroir, em seu Relatório Especial sobre a Argentina.

Sobre Doña Paula

A vinícola Doña Paula, fundada em 1997 em Mendoza, produz vinhos de alta qualidade com uvas 100% de vinhedos próprios localizados nas melhores áreas vitivinícolas do país. Atualmente, Doña Paula possui 800 hectares divididos em 4 fazendas. A Doña Paula possui o certificado Vinhedo Sustentável em todos os seus processos de produção e vinificação desde a implementação do Protocolo de Sustentabilidade do Vinho de Bodegas de Argentina. www.donapaula.com

Martin Kaiser – Enólogo e Viticultor Doña Paula. Foto: Doña Paula/Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *