A cadeia produtiva do café em pauta

A cadeia produtiva do café em pauta

A cadeia produtiva do café em pauta. Este é o tema do debate que o Minas Coffee Origins – Summit fará na Semana Internacional do Café, no dia 19 de novembro.

O seminário on-line, promovido pelo Sebrae Minas, é uma das atrações do maior evento do setor cafeeiro do país e tem como objetivo promover o conceito de origem controlada e sua conexão com o futuro do café.

“Precisamos discutir em profundidade sobre o que queremos para o futuro do café no Brasil e, principalmente, o que esperam de nós enquanto os maiores produtores do mundo. Sem dúvida, o debate aborda um modelo mais ético e transparente para a cadeia produtiva”, disse Priscilla Lins, gerente da Unidade de Agronegócio do Sebrae Minas.

A especialista ressalta que o consumidor está preocupado não só com a qualidade, mas também com a transparência que compõe a produção. Por isso a clareza nos processos tornou-se importante.

“Além de querer um produto com sabor diferenciado, o consumidor quer ter a garantia que a produção do café seguiu de maneira sócio e ambientalmente responsável, fatores que também integram os princípios das origens controladas”, afirma.

As Origens Controladas são regiões produtoras de cafés, demarcadas, organizadas, protegidas e regulamentadas dentro de um novo olhar, que envolve aspectos como transparência, criação de valor sustentável e impacto coletivo.

Diante da necessidade de difundir e simplificar o acesso a esse conceito, o Sebrae criou a plataforma Minas Coffee Origins e leva para a SIC um seminário focado no propósito de divulgar mais essa prática, já que reconhecer e certificar essas regiões confere identidade, visibilidade e agrega valor ao produto gerado nessas localidades.

Cadeia produtiva do café em pauta

Atualmente, Minas Gerais, o maior produtor de café do Brasil, possui três regiões demarcadas onde são produzidos cafés de altíssima qualidade, reconhecidos e premiados no mundo todo: Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Mantiqueira de Minas, além das regiões em estruturação como a Região Vulcânica e a Chapa de Minas – projetos em parceria com o Sebrae.

Cada uma dessas localidades apresenta produtos com pontuação acima de 80 pontos da SCA (Specialty Coffee Association), mas com características específicas em relação a sabor, aroma, corpo, acidez e finalização, ou seja, nuances que levam personalidade para a bebida de cada região, sendo um grande diferencial.

“Do produtor ao consumidor, todos os envolvidos na cadeia produtiva do café se beneficiam desse conceito, por isso, consideramos muito importante fomentá-lo durante a SIC”, pontua Lins.

Para Breno Mesquita, vice-presidente do Sistema Faemg, ações como as promovidas pelo Sebrae ajudam a consolidar o Brasil no cenário de melhores cafés do mundo, já que o país tem potencial para atender aos mercados mais exigentes, não só pela qualidade, mas também por todas as outras vertentes exigidas internacionalmente e que passaram a ser uma preocupação dos consumidores nacionais.

“Nossos processos de produção são desenvolvidos com base nas mais exigentes regras de sustentabilidade com respeito ao meio ambiente e a mão de obra, fatores que ganharam peso na escolha do consumidor. Além disso, cada grão produzido nesse conceito traz uma história única de manuseio, com um processo rico em detalhes que resulta em um produto totalmente diferenciado por sua experiência”, conclui.

SIC – A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2020, devido à pandemia, será realizada 100% em plataforma digital.

A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé, patrocínio expert Sistema Ocemg, patrocínio specialty Melitta e Sicoob e patrocínio premium Cooxupé e Kahlúa.

Semana Internacional do Café 2020 – 100% Digital
De 18 a 20 de novembro
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