“Quiero” é o melhor alfajor do mundo

alfajor quiero campeão

Um alfajor triplo com doce de leite chamado “Quiero”, feito na localidade de Campana, província de Buenos Aires,  ganhou o prêmio de melhor do mundo.  Na noite desta segunda-feira (20), saiu o resultado do Campeonato Mundial Alfajor 2023, realizado ao longo do fim de semana no espaço de eventos de La Rural, em Buenos Aires. As informações são da agência de notícias argentina Télam.

“Estamos sem palavras, estamos sem palavras, ganhamos o prêmio de melhor alfajor e a categoria de melhor triplo também; é o prêmio de uma paixão, começamos com muito esforço em 2021 e fomos mudando as receitas, até o último momento”, disse Yanina Acosta à Télam. Ela e Maximiliano Santos formam o jovem casal de Campana, ambos de 37 anos, que venceu a competição internacional.

“É uma conquista de nós dois, somos empreendedores constantes. Esse alfajor não está nos quiosques, não é comercializado até hoje. Em Campana quase não tivemos vendas, a não ser a alguns conhecidos. Para competir, tivemos que enviar amostras uma semana antes. Vamos ver o que acontece daqui para frente”, disse Maximiliano.

“É uma receita artesanal, não tem conservantes, a pasta de amendoim é feita por ela, é tudo caseiro”, acrescentou Maximiliano.

“Há alguns meses fechei meu consultório de estética para me dedicar totalmente à produção. Depois da pandemia não deu para fazer muito. Agora esperamos ter nosso próprio negócio”, contou Yanina.

O alfajor Quiero, em sua versão tripla de doce de leite, com ganache de amendoim e chocolate meio amargo, foi escolhido por uma banca de especialistas, que incluiu alfajor influencers, chefs, confeiteiros, engenheiros de alimentos, especialistas em análise sensorial e jornalistas, sob um rigoroso procedimento de degustação às cegas.

Da mesma forma, além do vencedor, o painel de especialistas premiou com medalhas de ouro, prata e bronze os alfajores em 19 categorias, como chocolate branco, chocolate amargo, simples, três camadas, tradicional, exótico ou amido de milho, entre outros.

O Pavilhão Dr. Emilio Solanet de La Rural ficou lotado de pessoas que compareceram para assistir à cerimônia de premiação. Cerca de 40 mil pessoas visitaram a exposição durante três dias e o encerramento foi bastante concorrido, coroando as 20 categorias premiadas.

Veja mais no Instagram.

Leia também: Miolo e Felipe Caputo harmonizam 10 rótulos com culinária de 26 estados brasileiros

Reprodução Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *