Novo terroir brasileiro. A descoberta está nos altos da represa de Avaré (SP), na cidade de Itaí. Lançada em 2022, a Casa Soncini conquistou reconhecimentos e premiações importantes, destacando o trabalho diferenciado e de alta qualidade da família Soncini, que plantou as primeiras mudas da vinícola em 2017.
O Syrah 2023 foi um dos selecionados na 30ª Avaliação Nacional de Vinhos, que anualmente premia as 16 amostras mais representativas do país, atraindo a atenção para esta nova e promissora região vitivinícola.
A amostra destacada na Avaliação Nacional de Vinhos vai compor o Gran Syrah 2023, vinho que conquistou, com a safra 2021, uma das 16 medalhas Gran Ouro nacionais do Brazil Wine Challenge 2024 (prova com mais de mil rótulos mundiais) e uma Medalha de Ouro Duplo na edição deste ano do Concurso Internacional de Vinhos e Licores – Vinus, realizado em Mendoza, na Argentina.
Outro rótulo Casa Soncini que também brilhou no Concurso Internacional de Vinhos e Licores – Vinus em 2024 foi o Sauvignon Blanc 2023, que conquistou uma Medalha de Ouro.
Com ótima intensidade aromática, traz notas tropicais de pêssego, maracujá, abacaxi e toque floral. No paladar apresenta alta intensidade e concentração, acidez marcante, corpo leve, final longo e refrescante.
“Somos uma vinícola boutique ainda muito jovem e conquistas tão importantes revelam o potencial do nosso projeto, desenvolvido com muito fundamento nos altos da represa de Avaré, em Itaí. Utilizamos a técnica de dupla poda (colheita de inverno) e nossa viticultura e enologia são comandadas pelo competente enólogo Paulo Giacomini”, resume Alfredo Soncini, fundador da Casa Soncini.
Enoturismo
As belas e surpreendentes paisagens da Casa Soncini nos altos da represa de Avaré em breve estarão abertas a visitação.
A vinícola está desenvolvendo seu projeto enoturístico, que contará com tour pelos vinhedos, pela área de vinificação e sala de barricas, além de degustações guiadas. Por estar nas margens da represa de Avaré, a maior do Estado de SP, contará também com acesso aos barcos e degustações programadas em charmosos pontos da represa.
A figueira que estampa o logo da marca promete ser uma atração à parte: através dos ventos ou de algum pássaro, uma semente foi depositada nas frestas de uma das paredes da propriedade e, apesar das dificuldades, a árvore se desenvolveu, desenhando uma imagem única e inspiradora, que traduz a resiliência que um projeto como este, inovador na região, precisa ter.