Prestes a celebrar sete décadas de história, o Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, está entre os vencedores do Prêmio Travellers’ Choice 2024 – Best of the Best, reconhecimento atribuído a locais que recebem um alto volume de avaliações positivas de turistas na plataforma de viagens Tripadvisor, ao longo de 12 meses. O parque mais amado de São Paulo destaca-se no 11º lugar entre os 25 mais importantes atrativos da América do Sul, na categoria Principais Atrações. As informações são da assessoria de imprensa da Urbia.
O parque, que desde 2020 vem passando por diversas modernizações promovidas pela concessionária, com atenção à conservação do meio ambiente e da melhoria da prestação de serviço aos visitantes, também garantiu a 7ª colocação na categoria de Principais Atrações do Brasil. É relevante observar que nas avaliações e comentários registrados pelos usuários da plataforma responsável pela premiação, o Parque Ibirapuera figura em 1º lugar entre 980 opções de lazer em São Paulo.
Além do Parque Ibirapuera, outros espaços geridos pela Urbia também foram premiados no Travellers’ Choice – Best of the Best: em um rol de 25 ganhadores, as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, estão em 21° lugar na categoria Principais Atrações do Mundo, à frente do cartão postal brasileiro, o Cristo Redentor. As Cataratas também ganharam o 1° lugar como principal atração da América do Sul e do Brasil. Já a Trilha do Rio do Boi, situada aos pés dos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, localizados parte no Rio Grande do Sul e parte em Santa Catarina, ficou na 7ª e 5ª colocação das categorias de Principais Atrações da América do Sul e do Brasil, respectivamente.
Para além das categorias Best of the Best (que referendam aqueles que recebem avaliações excelentes e estão entre 1% dos melhores do mundo), o Tripadvisor também oferece o prêmio Travellers’ Choice a atrações que estão entre os 10% melhores nas avaliações dos visitantes na plataforma. Os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, além do Estádio Mineirão, estão entre os ganhadores desta categoria. Os resultados têm como base as avaliações feitas de abril de 2023 a março de 2024.
Leia também: Conheça Dollywood, o parque de diversões de Dolly Parton, no Tennessee
Sobre a Urbia, que amdinistra o Ibirapuera
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país.
A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano.
Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situadas em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceira com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.
(Imagem: Parque Ibirapuera | Divulgação Urbia Parques)