Pouco conhecida entre as tantas atrações da tríplice fronteira, o Monumento Científico Moisés Santiago Bertoni, é uma boa dica para conhecer a cultura guarani, legado indígena preservado como poucas no continente. A atração fica em frente ao Rio Paraná, 12 quilômetros ao sul de Ciudad Del Este,dentro de uma reserva preservada de 199 hectares de floresta, em que se habitam comunidades Mby’a Guaraní, Avá Guaraní.
Nascido na Suiça, Mose Bertoni chegou na região em 1891, fundando ali uma colônia chamada Guilermo Tell, hoje Puerto Bertoni. Com espírito científico, estudou ali a fauna e flora, criando a coleção hoje tornada museu em sua casa de dois andares. A amizade com os povos locais e fez respeitado, e hoje os visitantes que conhecerem as terras podem conferir apresentações culturais de música, dança e artesanato guarani, além de experimentar os pratos típicos indígenas.
COMO CHEGAR. É possível chegar no monumento tanto pelo rio Paraná, com saída de Foz do Iguaçu, quanto pela estrada, a partir de Ciudad del Este. Também há acesso de barco pela Argentina.
O monumento mantém página oficial e perfil do facebook