Mais de 20 vinhedos patrimoniais do Vale do Itata, no Chile, estarão na sexta-feira (21) de abril e sábado (22) de abril na Plaza Ñuñoa, Região Metropolitana se Santiago, para participar da Ñuble Wine Expo. Será o primeiro evento promovido pela região para divulgar as atrações de Ñuble e reativar o setor do enoturismo afetado pelos incêndios do passado mês de fevereiro. As informações são do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo) do governo do Chile.
O anúncio foi feito pelo governador Regional Óscar Crisóstomo, o ministro da Economia, Erick Sólo de Zaldívar; a diretora do Sernatur Ñuble, Marcela Rodríguez, e a representante dos vinhedos do Vale do Itata, Deysi Villagrán. Eles convidam o público para a que faz parte do programa “Divulgação e promoção da Região do Ñuble”.
Leia também: Brasil é a principal origem de turistas internacionais em Salta
Depois dos incêndios, o apoio aos empresários do enoturismo
Nesse sentido, o oovernador Crisóstomo recordou o compromisso assumido com os diferentes produtores e com a comunidade afetada pelos incêndios. “Não os íamos deixar sozinhos e sim procurar estratégias para poder colaborar e sair da situação.” Ele citou o programa do governo regional com ProChile, que permitiu que “os vinhos de nossa região fossem vendidos no exterior”. A nova estratégia agora é mostrar Vale do Itata a nível nacional . “Por isso vamos estar na Plaza de Ñuñoa com a Ñuble Wine Expo, que receberá mais de 20 produtores locais que terão a oportunidade de apresentar os seus vinhos. O que estamos produzindo no Vale do Itata é um tremendo produto. São linhagens ancestrais que estão ganhando cada dia mais valor”, disse.
Sobre o evento, a Secretaria de Economia destacou que “será um ponto de promoção e divulgação dos vinhedos do Vale do Itata, mas também gerará espaços de comercialização, o que, no contexto pós-incêndios florestais e reativação produtiva, ganha relevância . Gostaria de destacar que esta atividade foi realizada em conjunto com as principais associações vitivinícolas e destacar também o empenho do Governador Óscar Crisóstomo, com quem estamos trabalhando para promover o desenvolvimento econômico sustentável da Região do Ñuble”.
Os diretores do Sernatur Ñuble explicaram que “esta é uma atividade pioneira do governo regional após os incêndios: poder mostrar todos os vinhos do Vale do Itata e posicionar não só os vinhos, mas também o destino enoturístico com os seus produtos e a sua oferta em geral”. Haverá degustação e o valor arrecadado beneficiará diretamente os vinhedos que foram afetados pelos incêndios.
A Expo Vinos Ñuble acontecerá das 12h às 22h nos dois dias. Vale destacar que além da exposição de vinhos do Vale do Itata, contará com estandes de destinos turísticos em Ñuble, artesanato dos ceramistas de Quinchamalí e Colchanderas de Ninhue, e música ao vivo.
A entrada na atividade é gratuita e a compra de ingresso para quem deseja degustar os vinhos do Vale do Itata estará disponível antecipadamente até o dia 20 de abril na página https://enoticket.cl/.
Foto: Sernatur