A famosa “Ruta 40 ( Rodovia 40), a mais longa estrada da Argentina, tem na província de La Rioja os lugares mais pitorescos de seu traçado histórico. Quer ver sítios arqueológicos? Ali tem. História dos tempos da colonização hispânica também. Tem vinhedos e bodegas com produção de vinhos de alta gama e muitas opções de turismo de natureza e aventura. Veja a seguir o que recomenda o site oficial de turismo do governo de La Rioja para ver no “Corredor da Ruta 40”.
“É em La Rioja que se encontra o Km 4.000, exatamente sobre a ponte da localidade de Alpasinche, em Los Sauces. A estrada corta o departamento de San Blas de los Sauces, Famatina, Chilecito, Cuesta de Miranda, Villa Unión, Guandacol para depois seguir à província de San Juan”. Um a um, o que visitar neste passeio:
Leia também: Chile tem cinco novas Zonas de Interesse Turístico
DEPARTAMENTO DE SAN BLAS DE LOS SAUCES
“O sítio arqueológico de Hualco é um dos emblemas desta região é a igreja de San Blas. Ela foi construída inteiramente de adobe em 1748. Foi declarada Monumento Histórico Nacional. Suas festas são realizadas no mês de fevereiro.
Dá para visitar vestígios de um povoado pré-hispânico, que desperta curiosidade e admiração sobre a essência de um passado indígena. Está localizado no extremo norte das Sierras del Velazco.Inúmeras nuances da cultura original fazem parte do patrimônio arqueológico e cultural património da província.
Turistas, arqueólogos e cientistas revivem em uma viagem às origens do legado histórico do Departamento de San Blas de los Sauces.
RUTA 40, DEPARTAMENTO DE FAMATINA
Uma de suas principais atrações é a mina “La Mejicana”, que tem uma história interessante. Pode ser acessada em um passeio de veículo 4×4. Durante o passeio pode-se ver o Canyon Ocre, petróglifos, manjedouras e três pedras.
Destaca-se também a Igreja de “Santo Domingo” construída em 1876, em frente à praça principal. Este departamento tem um dos melhores lugares do mundo para voar de parapente, em Cuesta Vieja.
DEPARTAMENTO DE CHILECITO
É uma vasta região produtiva com grandes vinhedos. O vinho Torrontés é característico da região e da província. Além disso, a região tem oliveiras, nogueiras e diferentes variedades de frutas. Para os turistas, as vinícolas abrem as suas portas a quem quiser ter uma experiência enriquecedora entre vinhas, barricas de carvalho e a produção.
Em Chilecito encontramos também uma das mais importantes obras de engenharia do mundo: o teleférico, construído em 1904 e em operação até 1929, possui 262 torres, 9 estações e 650 carrinhos.
Hoje é Monumento Histórico Nacional. Na Estação n.º 1 encontra-se o “Museu do Teleférico”, e na Estação n.º 2 existe um serviço de gastronomia, para saborear iguarias típicas da região. O magnífico cenário natural por onde a construção atravessa é utilizado para aventura, trekking, safári fotográfico, turismo mineiro, além da admiração da importante obra de engenharia.
No departamento está Nonogasta,a área agrícola da produção de vinhas e oliveiras. Esta comunidade é conhecida pelo seu legado vitivinícola, a casta Torrontés Riojano.
Também lá fica Cuesta de Miranda, obra imponente de engenharia viária, construída entre Chilecito e Villa Unión entre 1919-1928. Surpreendentes paisagens surgem entre caminhos sinuosos, curvas bem pronunciadas e muros de contenção de granito impecáveis.
Cuesta de Miranda, é um trecho da Ruta 40 que ficou famoso por sua dificuldade. Uma estreita estrada que pende das paredes íngremes do desfiladeiro do rio Miranda. A partir de 2011, iniciou-se a construção de uma rota alternativa pela região. Essa obra terminou em 2015. Hoje está totalmente asfaltada e é muito fácil de transitar. Sua altura máxima é de 2.040 metros acima do nível do mar.
DEPARTAMENTO DE GENERAL FELIPE VARELA
Sua sede é Villa Unión. É o centro de serviços mais importante do Vale do Bermejo. É ponto de partida e de descanso durante a viagem, pólo turístico e estratégico. A poucos quilômetros fica a cidade de Aicuña, rica em história e com seu excelente microclima e belas paisagens.
Outra grande atração é a Banda Florida. Em seus arredores podem-se ver petróglifos pertencentes à cultura Ciénaga e Aguada, bem como vestígios de Diaguita, deixados ancestrais como uma eterna mensagem de união entre gerações.
Já Anchumbil é um lugar mágico, de beleza incomparável, ideal para caminhadas e cavalgadas. E a poucos quilômetros da cidade de Villa Unión se encontra Guandacol, uma das cidades mais antigas da província. Ali fica a casa do general Felipe Varela, que dá nome ao departamento.
A região oferece aos visitantes e amantes da aventura, diferentes opções de atividades, como trekking e cavalgadas em campo aberto. Entre suas atrações mais importantes estão o Monumento Natural Cerro Bola e o Vallecito Encantado, local com geoformas de pedra, entre as quais se destacam a copa do mundo, o barquinho e o chapéu mexicano.
Foto Principal: Turismo La Rioja