Na abertura houve apresentação do folclore ucraniano, como forma de homenagear a cultura e as pessoas da Ucrânia que influenciaram as etnias do Paraná.
Nesta quinta e sexta-feira, representantes do Brasil, Argentina e Uruguai participam da Expo Turismo Paraná, que acontece em Curitiba. Realizado pela Associação Brasileira de Viagens do Paraná (ABAV-PR), o evento reúne cerca de 300 marcas regionais, nacionais e internacionais. Simultaneamente ,acontecem a 16ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná (Paraná Turismo) e o 1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira. A ABAV-PR espera receber um total de 5 mil pessoas nos dois dias de evento.
A Expo Turismo também está com estandes do Uruguai e da Argentina. Além do turismo tradicional, em Montevidéu e Buenos Aires, os ministérios de turismo dos dois países estão dando ênfase ao turismo em praias e lagoas, vinícolas, hotéis de charme, maratona de Montevidéu, temporadas e regiões de ski.
A Expo Turismo Paraná – Salão Paranaense de Turismo – esgotou todos os espaços disponíveis para vendas, apresentando um resultado 27,5% melhor que a última edição, realizada em 2019. Roberto ressaltou o entrosamento entre equipe, diretoria e trade turístico, dividindo os méritos com todos. “A lição que esses resultados trazem a todos nós, é representada pela máxima a união faz a força. O trabalho foi feito em cinco meses para inovar e fortalecer o evento”, disse Bacovis.
O entusiasta do turismo, governador em exercício do Estado do Paraná, Darci Piana, ressaltou o trabalho que o governo do Paraná vem desenvolvendo na infraestrutura para facilitar o acesso de todos os pelas estradas do Paraná. Em seu discurso, Piana falou sobre a ampliação dos aeroportos como o de Foz do Iguaçu, projetado para ampliar a capacidade de aeronaves e consequentemente aumentar o número de voos e turistas. Também falou da revitalização e melhorias que estão sendo feitas nas praias do estado, atingindo uma extensão de mais de 10km.
“O Paraná está fazendo investimentos em várias áreas do turismo para facilitar as visitas e também aumentar a permanência média nos destinos turísticos. Queremos segurar o turista mais tempo para conhecer mais os atrativos turísticos, fazer compras e fazer negócios e desta forma fazer o Paraná evoluir e fortalecer a economia e a geração de emprego e renda”, destacou o governador em exercício.
Seguindo a linha de otimismo, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca disse que a expo Turismo Paraná é bastante representativo numa cidade que tem mais de 7 milhões de pessoas e o terceiro destino no brasil para estrangeiros. Costumeiramente em seus discursos, os presentes podem conferir o conhecimento que o prefeito possui e deixou sobre diferentes assuntos e ao falar sobre o estado, fez uma viagem através da geografia, cultura e costumes e ressaltou a importâncias dos rios Iguaçu e Paraná e das regiões turísticas do estado. “O turismo tem que ser bom, bonito e barata para ser acessível. Temos que mostrar e divulgar para fomentar a economia e atrair novos negócios e investimentos”, conclui.
Expo Turismo Paraná – evento exclusivo para profissionais do turismo realizado pela ABAV-PR
Datas: 9 e 10 de junho de 2022
Horários: Dia 9/06 (quinta-feira): 10h – abertura; das 12h às 20h – Feira de Negócios; das 14h às 20h – Capacitações. Das 16h às 20h – 1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira. Dia 10/06 (sexta-feira): das 12h às 20h – Feira de Negócios; das 14h às 20h – Capacitações.
Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná – Brasil
Evento gratuito, com credenciamento no local.
Informações: (41) 3223 3411