A cozinha do Peru é reconhecida como uma das melhores do mundo. Chefs famosos, restaurantes estrelados, ingredientes peculiares, a verdade é que a fama é merecida. Mas nem tudo da cozinha peruana é difícil. Quem nunca arriscou fazer um ceviche em casa? Pois eu resolvi arriscar a sobremesa: suspiro limenho, uma delícia que vou ter que repetir outras vezes.
Parece simples, e até é, mas para fazer a verdadeira receita do suspiro limenho usa-se um ingrediente que não é encontrado nos nossos mercados: o leite evaporado. Muito comum no Peru, o leite evaporado é um leite reduzido a 60%. Então, não é o leite condensado (que também entra na receita), nem um creme de leite.
Consegui comprar pela internet as latas do leite evaporado numa loja chamada Produtos Peruanos. Paguei no boleto e recebi por Sedex em alguns dias. Tudo certinho.
E aí fiz a receita abaixo que vocês podem repetir. É uma sobremesa bem doce e calórica. Mas, uma delícia que vale a pena!
Leia também: Aprenda a receita de fanesca equatoriana. Com Izabel Campana
Veja como fazer o suspiro limenho
Ingredientes:
1 lata de leite evaporado
1 lata de leite condensado
3 ovos (separando a clara da gema)
1 xícara de açúcar
¼ de xícara de vinho do Porto
Canela em pó
Preparo:
Junte o leite evaporado com o leite condensado em uma panela de fundo grosso. Cozinhe em fogo médio até chegue apo ponto de um manjar. Mexa sempre. Quando estiver no ponto, deixe em fogo baixo e siga mexendo.
Numa tijela, bater as gemas por 30 segundos com um batedor de mão. Juntar um pouco do creme da panela, mexer bem, e depois soltar aos poucos esse conteúdo no creme que ainda estará no fogo. Mexer vigorosamente, deixar cozinhando por uns dois minutos e apagar o fogo. Essa mistura, assim que estiver um pouco mais fria, já deve ser colocada nas taças.
Em seguida, prepare um banho maria para colocar a tijela em que você fará o suspiro. Sobre as três claras, coloque o açúcar e o vinho do porto. Mexa com cuidado. Quando o açúcar estiver derretido, apague o fogo e mantenha a tijela no banho maria.
Com a batedeira, bata esse conteúdo até conseguir um merengue bem sedoso e brilhante. Não tenha pressa. Com o vinho do porto, o merengue demora um pouco mais para se formar.
Coloque esse merengue sobre o creme nas taças. Polvilhe com a canela e leve à geladeira.
Bom apetite!