Antes da pandemia, quando ainda se podia viajar à vontade, fui com meu marido a Bariloche. Era fim de agosto, estava muito frio, a neve era abundante. Mas ninguém me demoveria de visitar El Bolson, a cidade da agrocecologia, da produção orgânica de frutas finas e lúpulo, das comunidades hippies. Na famosa Comarca Andina do Paralelo 42, El Bolson é uma das localidades que fazem a fama da bela região patagônica que se espalha na divisa entre as províncias de Rio Negro e Chubut. Recomendo a visita.
No site Argentina Travel, a Comarca Andina do Paralelo 42 é apresentada assim: “Entre o espelho dos lagos, o verde dos vales e a paisagem das montanhas, descubra esta comarca que espera por você nos estados do Rio Negro e Chubut. Comece seu percurso em El Bolsón, onde você vai encontrar um paraíso para o cultivo da terra e a produção de artesanatos, geleias e cervejas. Continue em lago Puelo e desfrute do trekking e das atividades aquáticas em plena natureza. Visite El Hoyo, uma aldeia rural reconhecida por sua produção de fruta fina.
Em Epuyén, custodiado pelo cerro Pirque, encontre um mundo de artesãos e mapuches, rodeado de arroios que fluem entre bosques. Em El Maitén, enquanto você explora o vale do rio Chubut, desfrute da Fiesta Nacional del Tren a Vapor. E em Cholila, pratique a pesca esportiva entre lagos cristalinos, rios caudalosos e cordões cordilheiranos. Por onde você vai começar sua aventura na Comarca Andina do Paralelo 42?”
Leia também: Paraná na trilha do ecoturismo
El Bolsón e Lago Puelo, as melhores lembranças da Comarca Andina do Paralelo 42
Passei um sábado em El Bolson e Lago Puelo. Na praça central da cidade, uma graça de cidade inscrustrada num vale entre montanhas e tendo o monte Piltriquitrón como testemunha, a famosa feira de artesanato não deixa a desejar. Tem peças para todos os gostos e preços. Tem joias em prata e pedras, tem artigos para casa, tem geleias e biscoitos, tem bebidas artesanais. E tem uma produção de medicamentos caseiros feitos à base de cannabis. Isso, antes da liberação da produção para uso próprio medicinal na Argentina, em 2020.
Lago Puelo é um paraíso aos olhos e aos pulmões. Ar puro da montanha, uma paz absoluta e alguns quilômetros de distância para a divisa com o Chile tornam esse um local muito interessante. Muitos argentinos compram chalés para passar o verão na região ou mesmo para morar depois da aposentadoria.
A região patagônica toda tem cervejas artesanais saborosas e El Bolsón não é diferente. Há boas marcas à disposição. E a comida, nem se fala. Cordeiro assado, truta em vários preparos, sobremesas à base de frutas vermelhas. Não deixe de ir.
Informação útil do site Argentina Travel
Localização geográfica: O núcleo da Comarca Andina é El Bolsón, no estado do Rio Negro.
Como chegar: Por via terrestre, de carro pela Rota Nacional 40. Múltiplas linhas de ônibus chegam à Terminal de ônibus de El Bolsón. Por via aérea, chega-se ao Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, da cidade de Bariloche, que dista a 120 km.
Altitude: 420 metros acima do nível do mar (altitude média)
Clima: frio e úmido.
O que fazer: Cavalgadas, rafting, parapente, pesca esportiva, avistamento de aves, esqui, canionismo, turismo em bicicleta, escalada, caiaque e trekking.