Seis províncias argentinas se abrirão ao turismo estrangeiro a partir desta terça-feira, com o início de dezembro. Até o fim da semana, outras três serão adicionadas, além da Cidade de Buenos Aires. Além delas, mais sete províncias estão programadas para abrir-se ao longo do mês. Com isso, dão início à temporada de verão.
Enquanto isso, as demais províncias manterão por enquanto o turismo interno ou abrirão testes-piloto. Mas as primeiras que começarão a receber visitantes serão Buenos Aires, Mendoza, Neuquén, Jujuy, Salta e Tucumán.
Segundo as autoridades argentinas, as três últimas abrem-se ao turismo no marco de um convênio recíproco das seis províncias do Noroeste argentino (NOA). Enquanto isso, a abertura na província de Buenos Aires será especialmente para destinos no litoral e terá a Cidade de Buenos Aires como principal mercado emissor.
Feriado de Imaculada Conceição marca reabertura de Entre Rios e Tierra del Fuego
Em Neuquén, o primeiro dia de dezembro marca efetivamente o início da temporada. Isso porque a abertura turística já começou, tanto por via terrestre como aérea, com o aeroporto de Ezeiza.
Na próxima sexta-feira, em antecipação ao próximo fim de semana prolongado – Imaculada Conceição da Virgem, em 8 de dezembro – abrem-se as províncias argentinas de Entre Ríos e Tierra del Fuego. Além delas, também no âmbito do acordo provincial da NOA, abrirá Santiago del Estero.
Na Cidade de Buenos Aires, coincidirão a abertura e o início da temporada, no sábado 5. Será a única localidade que também se abrirá em dezembro ao turismo internacional, tanto aéreo como marítimo / fluvial.
No feriado imóvel de 8 de dezembro, Río Negro será aberto ao turismo interprovincial. A governadora Arabela Carreras pediu a abertura do turismo receptivo para os países vizinhos, com voos e passagens internacionais.
Catamarca e La Rioja completam a abertura enquadrada no acordo das províncias do noroeste. Esse acordo permite visitas recíprocas com requisitos mínimos acordados pelas suas autoridades na semana passada. Porém, para turistas de fora da região, cada local manterá o seu próprio protocolo.
Misiones, Sal Luis e San Juan abrem-se ao turismo dia 15
Um dia depois, San Luis, San Juan e Misiones farão a sua reabertura. Corrientes, que abriu ao turismo nacional no dia 6 deste mês, iniciará sua temporada de verão no dia 20.
Santa Cruz é a última província com abertura ao turismo estrangeiro previsto para este mês. Será no próximo dia 28. Entre as demais, Santa Fé e Córdoba o farão no início do novo ano, em 1º de janeiro.
Cada província irá impor as medidas sanitárias de âmbito nacional mais os seus próprios protocolos. Embora esses protocolos sejam variáveis, geralmente coincidem em termos da exigência de que os turistas tenham seguro saúde que inclui Covid-19, exames anteriores com resultados negativos e o aplicativo Summer Care no seu telefone.
O Ministério do Turismo e Desportos lançou nesta terça-feira (1º) a página oficial do Verão, com informação completa para a temporada de todo o país. Na página, especifica os requisitos particulares para cada localidade.
A página também oferece um mapa no qual detalha as datas de abertura de cada destino e vai somar aqueles que informam quando finalizam as aberturas
Leia também: Quer ir para a Argentina? Veja o que estrangeiros devem apresentar