A Província de Missiones, na Argentina, é conhecida por abrigar as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com o Brasi,l e também as Missões Jesuíticas, que dão nome a região. Mas a história desta província não se resume às famosas quedas e a beleza da arquitetura histórica das missões. Missiones abriga a pequena Caraguatay, cidade distante 150 quilômetros de Foz do Iguaçu. E nesta cidade fica a casa em que Che Guevara viveu seus primeiros anos.
A cidade de Caraguatay, cujo acesso principal é pela Ruta Nacional 12, é sede do que sobrou do Solar del Che, a primeira casa do revolucionário latino-americano, às margens do rio Paraná, na fronteira da Argentina com o Paraguai.
Em 2004, um grupo de jornalistas de Foz do Iguaçu visitou o local, como mostram as fotos do acervo de Silvana Canal, que ilustram esta postagem.
Apenas uma singela placa marca o entroncamento da Ruta 12 com a estradinha de terra que leva ao antigo sítio onde os pais de Che iniciaram sua vida de casados e onde o futuro revolucionário passou seus dois primeiros anos.
Quem vem distraído nem nota o caminho, meio escondido por construções muito simples, na margem oposta do acesso à cidade de Caraguatay, na Província de Missiones.
Após cinco quilômetros de pista de terra, com trechos muito claudicantes, chega-se ao sítio onde o casal Guevara se estabeleceu em 1927.
Por Cabeza News. Leia o texto no site original.