Uma galeria com as obras de um dos grandes nomes da arte abstrata do Brasil poderá ser visitada a partir de qualquer parte do mundo. Kenji Fukuda estará em galeria virtual de arte. A exposição “Luz Oriental”, do artista paulista radicado em Curitiba, estará disponível de 12 de setembro a 12 de outubro na Galeria Blublitz, de Porto Alegre.
A mostra apresenta 25 peças, entre clássicas e inéditas, do artista que conquistou o reconhecimento do Brasil e do mundo e é um dos mais valorizados da atualidade. “Nas minhas obras, busco contemplar três características: a harmonia das cores, o equilíbrio das formas e a sensibilidade”, sintetiza Fukuda.
O artista foi responsável pela criação do monumento comemorativo dos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A obra de 15 metros de altura e cinco toneladas ainda está na Barra da Tijuca, na capital fluminense. Suas peças já estiveram em diversos espaços no Brasil. Além disso, estiveram na Alemanha, na França e nos Estados Unidos e podem ser conferidas em algumas das principais galerias de arte do País.
A exposição de Kenji Fukuda é a segunda da Bublitz Galeria Virtual de Arte, inaugurada em julho, com obras do artista gaúcho Marcelo Hübner. É a primeira galeria do País a permitir uma experiência on-line imersiva, em que é possível passear pelos ambientes da exposição e ver detalhes e as informações de cada obra.
Depois de Fukuda, Corradin e Gheno na galeria virtual
A versão virtual do espaço cultural tradicional de Porto Alegre, a Bublitz Galeria de Arte, fundada há mais de 30 anos, foi uma alternativa para continuar dando visibilidade a grandes nomes da arte nacional que fazem parte do acervo da galeria. Além de Fukuda e Hübner, já estão programadas exposições com Inos Corradin e Vitório Gheno, entre outros artistas contemporâneos.
Quem estiver na capital gaúcha também poderá conferir as obras pessoalmente. A galeria, localizada na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, no Bairro Rio Branco, está funcionando, de segunda a sábado, de acordo com os protocolos de segurança definidos pelo munícipio e pelo Estado.