A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Fundación El Libro Total assinaram nesta segunda-feira (27) um acordo para distribuir gratuitamente nas Américas e em todo o mundo mais de 80 mil livros em espanhol digitalizados. As informações são da assessoria de imprensa da OEA.
O acordo estabelece um marco de colaboração entre as instituições, por meio do qual a OEA utilizará suas plataformas para divulgar o material da biblioteca digital da Fundação El Libro Total e deixa em aberto a possibilidade de outros acordos de cooperação para difundir a cultura regional. A Seção de Cultura e Turismo do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Integral da OEA será responsável pela iniciativa.
O Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, expressou seu entusiasmo pela iniciativa que ajudará a promover a cultura hispano-americana no mundo. “Para nós da OEA, os setores culturais e criativos ocupam um lugar importante nas economias de nossos Estados membros, porque constituem meios de subsistência e contribuem para a inovação, o investimento, a modernização digital e o turismo cultural e patrimonial”, disse.
Leia também: Conto da paraguaia Delfina Acosta no Clube de Leitura Ler a América Latina
Livros em espanhol para milhões de pessoas
O presidente da Fundação El Libro Total, Alejandro Navas, destacou que o acordo “nos une à OEA e ao povo das Américas” para que milhões de pessoas tenham acesso à leitura gratuita por meio da plataforma digital à disposição da Fundação. .
A Observadora Permanente da Espanha, Carmen Montón, que participou como testemunha de honra do acordo, disse: “Este acordo vem contribuir para melhorar a equidade no acesso à cultura, neste caso aos livros em espanhol, e promover a leitura em nossa língua”
A Fundación El Libro Total é uma organização sem fins lucrativos apoiada pela empresa Sistemas y Computadores SA, cujo objetivo principal é a recuperação, conservação, divulgação e valorização do patrimônio cultural universal. Para isso, criou a biblioteca digital da América El Libro Total, cujo domínio é www.ellibrototal.com.
Foto: Reprodução Fundación El Libro Total
Achei bem legal essa ideia de assim poder enriquecer muitas pessoas com o poder que tem a leitura e o conhecimento. parabéns pela iniciativa!