Conheça a cozinha tradicional do Equador

cozinha tradicional do Equador

Quer conhecer pratos diferentes, mas cheios de história e tradição na sua origem? Conheça a cozinha tradicional do Equador, que traz muito da herança dos povos da América pré-hispânica.

Um bom caminho é o sítio da Associação dos Chefs do Equador. Nesse espaço, podem ser encontrados o mapa gastronômico do país, publicações diversas e um amplo receituário com pratos de todo o país.

Nuestra América traz para você uma pequena amostra das receitas. Prepare o forno e as panelas. E delicie-se com o resultado. Mas você pode ver mais no sítio da ACE.

Bonitíssimas 

Bonitíssimas

As bonitíssimas são boas substitutas do pão. São preparadas com fubá e recheadas com queijo e batata. São um prato típico da província de Chimborazo. 5 porções:

Ingredientes: 1 xícara de farinha de milho; ½ colher de sopa de manteiga; ½ colher de sopa de água morna; 1 gema de ovo; sal; pimenta.

Preparação: Coloque a água, a manteiga, o sal e a pimenta em uma panela de fundo grosso. Leve ao fogo e leve para ferver. Retire do fogo e acrescente a farinha. Misture vigorosamente com uma espátula de calor ou colher de pau para evitar a formação de grumos. Volte ao fogo médio e cozinhe a massa rapidamente. Retire do fogo e acrescente as gemas. Misture muito bem até obter uma massa administrável, preencha e dê forma.

Recheio/Ingredientes: ¼ xícara de batata cozida; 2 colheres de sopa de queijo fresco; urucum

Preparação: Faça as batatas em purê e misture com o queijo e o urucum.

Origem: Província de Chimborazo

Autor: Msc. Luis Carrión

Pescado Picante

Pescado picante

O peixe salgado picante é uma preparação típica da província de Santa Elena: rápido, simples e delicioso. 4 porções:

Ingredientes: 1 kg de Albacora (peixe, espécie de atum); 1kg mandioca; 1 Cebola roxa; 1 Cebola branca, picadinha; 30gr Coentro; 1 Limão; Sal e pimenta. Arroz, para a acompanhar

Procedimento: Escorra o peixe com três horas de antecedência; Ferva a água com um raminho de cebola para dar sabor e adicione o peixe; Junte a mandioca e ferva até ficar macia, retire do fogo, deixe esfriar e corte a mandioca em cubinhos e desossa o peixe. Corte a cebola em juliana e decore com azeite, limão e coentros. Adicione na fritura e forme uma mistura grossa. Misture todos os ingredientes. Se quiser um preparo um pouco mais úmido, acrescente um pouco da água em que o produto foi cozido. Retifique sal, pimenta e suco de limão.

Origem: Santa Elena

Chef: Patricio Iza

Seco de Chivo

Seco de chivo

Seco de chivo é um guisado preparado com carne de cabrito cozida em fogo baixo em um molho com alho, cominho, achiote (urucum), pimentão, cebola, coentro, tomate , suco de tamarindo, suco de laranja e especiarias.

Existem diferentes explicações para o nome seco. Uma  delas, que derivaria do inglês second. Outra, que seria seco para se diferenciar da sopa.

A preparação mais tradicional usa chicha (bebida de milho fermentado) como acidulante para melhorar a textura da carne, mas chicha é difícil de encontrar no litoral, e a preparação moderna usa cerveja. Por fim, também há quem o prepare com suco de laranja. A freguesia de José Luis Tamayo (Muey) utiliza o tamarindo, e é uma receita que com razão ganhou fama na gastronomia de Santa Fé. Aqui está a receita do chef Patricio Iza.

Ingredientes: 600gr de carne de cabra; 3 dentes de alho; 1 cebola picadinha; 1 ramo de aipo picado; 1 pimentão verde picado; 2 colheres de chá de melaço de cana; 1 buquê de coentro; ½ colher de chá de pimenta doce; ½ xícara de chicha de jora; 3 tomates em cubos; 1 xícara de suco de tamarindo; 2 colheres de  óleo comestível; 2 colheres de sopa de achiote (urucum);  1 colher de chá de cominho; 1 pimenta malagueta assada; 1 colher de sopa de coentro picado; 1 lt de água; Sal e pimenta a gosto.

Procedimento: Escalde a carne e a tempere com alho, sal e pimenta; Refogue a cebola, o pimentão, o aipo em óleo com urucum, acrescente a carne e a água, a chicha, o pimentão, o cominho, o bouquet de coentros, a pimenta malagueta, a polpa de tamarindo.  Deixe ferver até o produto ficar macio, acrescentando líquido toda vez que precisar cozinhar; não deixar o produto secar.

Quando a carne estiver pronta, retiramos e levamos para liquidificar a base que está com os legumes. Peneiramos. Uma vez a base pronta peneirada, acrescente a carne e tempere a gosto e sirva com arroz amarelo, banana frita e rodelas de abacate.

Pão de Yucca (mandioca)

Pan de yuca

Pão de Yucca é uma comida – aparentemente de origem paraguaia (Guarani / Crioulo) – muito popular na América do Sul, e particularmente no Equador, onde é uma preparação clássica da Província de Manabi.

Ingredientes: 250g de queijo manaba (queijo artesanal branco); 125g de mozarella ou queijo maduro à sua escolha; 250g de fécula de mandioca; 20g de gema de ovo; 50g de creme de leite; 7g de fermento em pó.

Procedimento: Misture tudo os ingredientes sólidos, os queijos ralados finamente e acrescente o creme de leite e a gema à mistura, continue mexendo até obter uma massa uniforme. Se a massa estiver um pouco solta, acrescente mais 50g de creme de leite. Forme porções de 20g e leve ao forno a 180 ℃ por 20 minutos. Verifique se a base do pão tem uma cor dourada, pois a parte superior mantém uma cor branca característica. Sirva assim que estiverem assados. Rendimento: 35 unidades

Origem: América do Sul / Manabí

Chef: Alejandro Pacheco

Chicha de Jora

Chicha de Jora

Chicha de jora é uma bebida muito apreciada em toda a região andina. É preparada com farinha de jora, que é milho maltado (germinado). É uma bebida emblemática da província de Cañar. Tecnicamente, chicha de jora é uma cerveja, pois é preparada com grãos maltados e fermentados.

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de Jora; 2 xícaras de melaço de cana; 12 unidades de cravo; 12 unidades de pimenta doce; 4 ramos de canela; 3 unidades Ishpingos (espécie de canela equatoriana); 1/2 xícara de casca de abacaxi; 5 lt Água.

Procedimento: Ponha a água em uma panela e ferva todas as espécies doces. Dilua a farinha de jora em água fria e acrescente onde estão todos os ingredientes cozidos, e deixe cozinhar por 2 horas, sempre mexendo. Deixe esfriar e transporte para uma jarra, acrescente rapadura picada e as cascas de abacaxi.Cubra o gargalo da jarra e deixe fermentar por 2 dias. Depois peneire, adoce e sirva. Porções: 20.

A Chicha de jora era uma bebida ritual no império Inca, sendo consumida principalmente no Inti Raymi, festival em homenagem ao deus-sol.

Origem: Equador, Peru, Bolívia. Província de Cañar.

Chef: Milton Sambonino

Tigrillo

Tigrillo

O tigrillo é um prato típico do sul do Equador. Seus ingredientes são banana verde, ovo e queijo ou casca de porco. É servido com café passado. Diz-se que o nome obedece à cor do prato, que lembra os tons da pelagem da jaguatirica.

Ingredientes: 3 bananas cozidas; 5 ovos; 2 cebolas brancas; 2 colheres de sopa de coentro; 2 colheres de sopa de manteiga; Achiote (urucum); ¾ xícara de queijo ralado; Sal e pimenta a gosto.

Preparação: Cozinhe as bananas verdes. Com um garfo, amasse, deixando-as manter a textura. Refogue a cebola cortada em cubinhos com o achiote e a manteiga. Parta os ovos, misture com o queijo ralado. Cozinhe por vários minutos sem parar de mexer.Adicione o coentro picado. Porções: 6

Origem: Província de El Oro

Chef: Marcia Mora

Leia mais sobre culinária latino-americana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *