Don Melchor fundou a Viña Concha y Toro em “El Llano de Pirque” em 1883. Hoje, 139 anos depois, no mesmo lugar onde se encontram a mansão e os jardins, que são patrimônio histórico do Chile e atração imperdível para turistas, a Concha y Toro acaba de inaugurar a Bodega 1883, wine bar e restaurante que oferece uma excelente experiência enogastronômica, com uma seleção especial de vinhos e cozinha sustentável e inovadora. As informações são da assessoria de imprensa da Concha y Toro.
“Na Concha y Toro sempre procuramos tornar as experiências memoráveis; faz todo sentido oferecer também em nosso centro turístico um restaurante de qualidade como o Bodega 1883. Nossos vinhos são protagonistas e a gastronomia vem para complementar”, diz Isabel Guilisasti, Vice-Presidente de Vinhos Finos e Imagem Corporativa.
Os chefs Ismael Lastra e Tomás Saldivia, do renomado restaurante Áurea – um dos melhores do país- assinam o menu da nova casa da Concha y Toro, composto por pratos elaborados com ingredientes de produtores da região, respeitando a sazonalidade. “O vinho é a estrela e por isso escolhemos ingredientes que combinam muito bem com a bebida”, explica Tomás.
Leia também: Aprenda receitas de drinks para a Primavera
Restaurante com foco na sustentabilidade
Na Bodega 1883, atenção e cuidado especiais foram dedicados à inovação e sustentabilidade. Por exemplo, a cozinha possui tecnologia que permite cozinhar mais rápido, com menor consumo de energia e emissão de dióxido de carbono, o que significa menor impacto ao meio ambiente.
Fora isso, tudo foi pensado para que os visitantes possam desfrutar de uma ótima experiência enológica e gastronômica. O menu oferece degustações em taça ou garrafa dos melhores vinhos da Concha y Toro, Don Melchor, Almaviva, Cono Sur e Trivento. Estes podem ser acompanhados por deliciosas tostas, pratos quentes e frios, sobremesas e pequenos pratos com sugestões de harmonização com os vinhos.
O restaurante funciona de segunda a domingo, das 10h às 19h, e é ótima pedida para aqueles que pretendem ir para o Chile.
Turismo sustentável – Em fevereiro deste ano, o Centro Turístico da Concha Y Toro, em Pirque, recebeu a certificação verde Preferred by Nature, atendendo aos critérios socioambientais destacados pela indústria. “Este reconhecimento, reflete não somente os esforços da companhia para implementar um modelo de turismo sustentável, como também o compromisso de levar a sustentabilidade onde que quer que estejamos”, destaca Valentina Lira, gerente de sustentabilidade da Viña Concha y Toro.
Gran Reserva, a nova linha da Concha y Toro
Com o propósito de reafirmar seu compromisso com a preservação da natureza e elaborar vinhos de qualidade, com consciência ambiental, a Concha y Toro lançou recentemente o Gran Reserva, vinho produzido dentro das mais rigorosas práticas sustentáveis, concebidas para proteger a biodiversidade dos biomas chilenos em todos os âmbitos possíveis.
Esta é a primeira linha da vinícola chilena, na qual a origem de cada variedade está associada a diferentes bacias hidrográficas no Chile. Isto porque os rios são os responsáveis por trazer características especiais em termos de solo e clima destes lugares, já que agem como verdadeiros corredores por onde entra a brisa marinha ou andina que resfria os vinhedos, gerando condições excepcionais para o cultivo da videira. Gran Reserva pode ser encontrado no mercado brasileiros nos rótulos Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon e Carménère. Preço sugerido: R$ 109,90.
A Viña Concha y Toro, além do restaurante
Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é uma empresa global líder na indústria do vinho presente em mais de 130 países. Atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo, segundo dados da consultoria Wine Intelligence.
As origens de sua produção no Chile, Argentina e Estados Unidos conferem aos seus vinhos caráter e identidade, resultando em uma grande família de marcas globais únicas, reconhecidas mundialmente por sua qualidade, inovação e sustentabilidade.
A empresa está sediada em Santiago do Chile e possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos principais vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Ela também possui 13 escritórios de vendas localizados em seus principais mercados ao redor do mundo.
Em 2021, Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida às empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.