Assunção, a “Mãe das Cidades”, completa 485 anos

485 anos de Assunção

Nesta segunda-feira (15 de agosto), Assunção, a capital do Paraguai, completa 485 anos. A “Mãe das Cidades”, como é conhecida, vem recebendo homenagens ao longo dos últimos dias. Conheça as origens dessa bela cidade, que fica às margens do Rio Paraguai, e abriga muita história, tradição e gente acolhedora.

A cidade de Assunção foi fundada em 15 de agosto de 1537 pelo capitão Juan de Salazar y Espinoza, que chegou a Assunção com Pedro de Mendoza, o primeiro avanço do Rio da Prata. As informações são da Agência IP.

A fundação do forte que daria vida à cidade de Assunção foi realizada no território dos Carios, uma das tribos Guarani que ocupavam a região.

Assunção foi chamada, pelos próprios espanhóis, de Mãe das Cidades, já que se tornou o centro de toda a província. Expedições para as fundações de outras colônias partiram de seus portos. Entre estas estão Buenos Aires, Corrientes, Santa Fé, Concepción del Bermejo (Argentina); Santa Cruz de la Sierra, Bolívia); Santiago de Jerez, Ciudad Real (Brasil).

A partir de então, a cidade começou a se espalhar, atingindo hoje quase 1 milhão de habitantes, dos cerca de 7 milhões de habitantes do país.

Leia também: Sopa paraguaia, o prato emblemático do país vizinho. Aprenda receita

Homenagem a Assunção pelos seus 485 anos

Nesta segunda-feira (15), o presidente da República, Mario Abdo Benítez, esteve presente ao hasteamento da bandeira em comemoração aos 485 anos da fundação de Assunção.

O ato foi nos jardins do Palácio do Governo. O hasteamento da bandeira e a entoação do hino foram conduzidos pelo Corpo de Cadetes da Academia Militar “Francisco Solano López”, pela Grande Banda Militar e pelo grupo de apresentação composto por membros do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Da mesma forma, a comemoração solene da Fundação Assunção incluiu a saudação dos 21 tiros de canhão da Artilharia Paraguaia, na Orla de Assunção.

Foto: Reprodução Instagram Municipalidad Assunción

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *