No 18 de agosto é comemorado o Dia Internacional da uva Pinot Noir que é, sem dúvida, a mais enigmática e elegante no mundo dos vinhos, segundo a opinião da maioria dos especialistas e entusiastas, que estão sempre em busca de decifrá-la. O sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Importadora, conta mais sobre a história dessa uva e indica os melhores rótulos do portfólio da importadora elaborados com ela. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa da Cantu.
“Originária da região da Borgonha, na França, a Pinot Noir é uma uva notável que desafia a compreensão de terroirs e solos, sendo responsável por produzir vinhos renomados pela sua complexidade e longevidade. Seus aromas delicados e discretos, evocam notas de frutas vermelhas, como framboesa e cerejas, além de toques sutis de especiarias e elementos terrosos. Com o passar do tempo, esses vinhos evoluem, desenvolvendo aromas terciários que lembram cogumelos, couro e folhagem seca, criando uma experiência sensorial verdadeiramente inebriante.”, explica Gustavo.
A Cantu Importadora oferece uma seleção diversificada de vinhos feitos a partir da Pinot Noir. Desde as renomadas AOCs da Borgonha, como Vosne-Romanée, Pommard e Aloxe-Corton, até as vinhas únicas e promissoras do Vale de Casablanca, no Chile, a seleção abrange o espectro completo dessa casta fascinante.
O vinho francês de Albert Bichot, produtor renomado na Borgonha, se destaca na produção de Pinot Noir de qualidade excepcional. É o vinho Albert Bichot Bourgogne Pinot Noir Vieilles Vignes, feito na fonte dos Pinots mais sensuais e valiosos no mundo. Traz suculentos sabores de romã, cereja e morango, com notas de carvalho. Um vinho que harmoniza super bem com cortes de carnes mais magros e simples na preparação, sem muitos temperos, como um Magret de Pato ou Cordeiro assado, e até mesmo um risoto ao funghi.
Leia também: Curso gratuito e online sobre fotografia urbana
Do Chile, o Pinot Noir da Ventisquero
O Grey da Viña Ventisquero, diretamente do Chile, também se destaca no portfólio, por seus vinhedos exclusivos que permitem envelhecimento em barricas de carvalho francês, e com isso revelam a expressão aromática das frutas vermelhas, típicas de Pinot Noir, com toques envolventes de cogumelos e baunilha. Os aromas de frutas vermelhas e pretas, como mirtilo, cranberry, ameixa preta e framboesa são bem pontuais. Acompanha perfeitamente pratos de carnes vermelhas, queijos, massas e peixes mais gordurosos. A vinícola chilena também produz o Ventisquero Tara Atacama Pinot Noir, que é um vinho muito especial e de edição limitada. Aromas revelam cervejas, entremeadas de cogumelos e notas terrosas. A harmonização é a mesma do vinho anterior, só que também combina com massas de molhos vermelhos.
O americano Joel Gott Oregon Pinot Noir também é uma opção de vinho feito com a uva que chama atenção. Com aromas de amora, framboesa e morango, ele fica 12 meses em barricas de carvalho. A harmonização fica por conta de pratos de porco, pato e cogumelos. “Os EUA produzem excelentes vinhos com Pinot Noir, demonstrando sua versatilidade em climas frios e temperados.”, completa o sommelier da Cantu.
Sobre a Cantu Importadora
A Cantu Importadora faz parte do Grupo Wine, líder no ranking de importação de vinhos no Brasil. A empresa possui mais de 19 anos de operação B2B, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países. Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo.
Foto: Divulgação
Mais informações em https://institucional.cantuimportadora.com.br/