Com a malha reduzida por causa do próprio coranavírus, companhias aéreas reforçam sua participação na luta contra a pandemia de Covid-19. Com esse objetivo, seis voos da Latam para a China vão buscar respiradores. Decolou na quinta-feira (07/05) o primeiro desses voos . Nas viagens, as aeronaves vão trazer ainda outros itens para a prefeitura do Rio de Janeiro. O voo partiu de São Paulo/Guarulhos e a volta está programada para o dia 12 de maio.
O transporte de 160 toneladas de aparelhos médicos será realizado em seis voos. As viagens da Latam para a China serão feitas por aeronaves Boeing 777 de passageiros. Para isso, elas foram adaptadas para o transporte de cargas, tanto na cabine, quanto no porão da aeronave. Com isso, é possível a maximizar a capacidade de carga de cada avião.
Mas dentro do Brasil, a Latam também segue contribuindo para o abastecimento dos estados, com o transporte dos itens essenciais para combate à Covid-19. Assim, segundo a companhia, desde 2 de março, já foram realizados mais de 100 voos para o transporte de cerca de 500 toneladas de materiais como medicamentos, testes, álcool em gel, máscaras, luvas, termômetros, respiradores e doações de alimentos.
Transporte de médicos
Além das parcerias com o governo federal e com a cidade do Rio de Janeiro, a Latam Airlines Brasil também está transportando profissionais de saúde. Os médicos, enfermeiros e demais especialistas envolvidos no combate à pandemia possuem isenção total da tarifa aérea, pagando apenas a taxa de embarque. Isso, segundo a companhia, tem o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais aos locais mais impactados com essa crise sem precedentes.