O parque arqueológico de Machu Picchu reabriu oficialmente as suas portas ao turismo no domingo (1/11) depois de quase oito meses. Em uma cerimônia emocionante, artistas interpretaram a canção “Quando você pensa em voltar”. A canção do cantor e compositor Pedro Suárez-Vértiz ganhou uma versão cumbia-salsa produzida por Tony Succar. Veja como repercutiu na imprensa internacional a reabertura de Machu Picchu ao turismo. Quem reuniu as informações foi a agência oficial peruana Andina.
A agência de notícias Efe destacou que Machu Picchu “deslumbrou” em sua reabertura como destino seguro para o turismo depois de estar fechada desde 16 de março devido à pandemia de coronavírus (covid-19).
“O silêncio reinante em Machu Picchu durante seu longo fechamento devido à pandemia covid-19 foi finalmente quebrado neste domingo com um show noturno que anunciou ao mundo sua reabertura ao turismo. Com segurança, sob o novo normal de usar máscara e manter distância social “, afirmou.
Um ritual sob garoa e luzes
Por sua vez, a agência AFP destacou que com um ritual ancestral, a cidadela inca de Machu Picchu reabriu logo depois de quase oito meses. Com a esperança de mais uma vez conquistar turistas de todo o mundo, no marco de uma redução gradual das infecções no Peru.
Ela descreveu que a cerimônia ocorreu sob uma garoa fina e luzes multicoloridas. À noite, um ritual inca foi realizado para agradecer aos deuses pela reabertura da cidadela. Acrescentou que a cidadela inca recebe apenas visitantes diurnos e que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1983.
A AFP também destacou que as autoridades permitiram que uma família francesa visitasse a cidadela neste domingo (pais e dois filhos pequenos). Esse grupo ficou preso no Peru quando a pandemia atingiu o país em março.
Veja em vídeo como foi a cerimônia:
https://www.facebook.com/watch/?v=1026334441165951
Após a reabertura, as esperanças renascem em Cusco, a antiga capital do império inca, e nas cidades do Vale Sagrado dos Incas, que são um caminho obrigatório em direção a Machu Picchu. Essas cidades enfrentam uma aguda crise econômica em consequência da pandemia. Em torno de 70% de sua população vive do turismo.
Por sua vez, o jornal argentino Clarín intitulou: “Coronavirus: Reabre Machu Picchu, símbolo do turismo no Peru”. E informou que a reabertura da cidadela Inca ocorreu após quase oito meses de seu fechamento.
Escondida entre a cordilheira dos Andes, a majestosa cidadela de pedra receberá seus primeiros visitantes nesta segunda-feira. Alguns desses visitantes já estão na cidade vizinha, também fechada desde 16 de março devido à pandemia.
“Ser capaz de abrir Machu Picchu para o mundo, ser capaz de abrir nossa maravilha, implica em que os peruanos sejam resilientes”, disse o ministro de Comércio Exterior e Turismo, Rocío Barrios.
Repercussão no Chile
O portal de notícias Bio Bio, do Chile, afirmou que a cidadela inca de Machu Picchu reabriu domingo no marco de uma redução gradual das infecções do covid-19 no Peru. Isso depois de fechar quase oito meses, “um golpe para milhares de pessoas que vivem do turismo”.
Bio Bio também informou que nesta segunda a majestosa cidadela de pedra receberá seus primeiros visitantes.
De acordo com o novo protocolo biossanitário aprovado pelo Ministério da Cultura, apenas 675 turistas podem entrar por dia. Isso representa um terço do permitido da pandemia. Agora, eles entram em grupos de oito pessoas incluindo o guia e devem manter distância de 2 metros e 20 metros entre cada grupo.
Mais sobre o assunto em Andina.
Leia também: Belas Artes é o primeiro museu argentino a reabrir.