O ministro de Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, e o diretor nacional de Turismo do país, Roque Baudean, vêm ao Brasil para promoção da marca país, Uruguay Natural. Com foco nas regiões sul e sudeste, o intuito é aumentar o número de turistas provenientes dessas regiões – como uma das prioridades para a temporada de verão 2022/23.
Além disso, as autoridades de turismo uruguaias querem reforçar as relações fronteiriças binacionais e promover investimentos para o setor de turismo, por meio de benefícios fiscais e benefícios direcionados para turistas estrangeiros, tais como IVA zero em hotéis, descontos de IVA dentro da gastronomia e aluguel de automóveis.
Atualmente mais de 60% dos turistas que visitam o Uruguai são argentinos e apenas 20% brasileiros. Esses números vão na contramão de períodos anteriores à pandemia, em que o Brasil foi o segundo emissor de turistas ao país. Por conta dos anos de pandemia, o número de visitantes brasileiros ao Uruguai teve uma queda de 37%.
Durante o primeiro semestre de 2022, o país recebeu mais de 900 mil visitantes, que gastaram mais de U$S 650 milhões. No primeiro semestre de 2022 chegaram ao vizinho aproximadamente 141 mil brasileiros, enquanto no mesmo período de 2019 foram mais de 220 mil.
Leia também: Assunção, a “Mãe das Cidades”, completa 485 anos
Diversificar para atrair mais turistas
Para melhorar esses números, a ordem agora é diversificar. Por isso as autoridades uruguaias do turismo se organizam para participar de uma ronda de ações em São Paulo. O objetivo é estreitar os laços com empresários do turismo, profissionais do setor, jornalistas e influenciadores.
O evento ocorrerá no dia 18 de agosto, no restaurante de comida típica do país El Tranvía – localizado em São Paulo. Haverá rodada de negócios entre empresários do setor uruguaio e brasileiro, apresentações para profissionais do turismo e um coquetel de confraternização. Serão apresentados produtos típicos do país vizinho, como vinho, carne, doce de leite, queijo, além da diversidade de experiências turísticas.
Nas rodadas de negócios, mais de 15 empresas de turismo, incluindo hotéis, agências e destinos turísticos, estarão disponíveis para apresentar projetos e notícias aos agentes e operadores turísticos. A companhia aérea GOL, que liga o país a São Paulo, também estará presente. Das 18h30 às 19h00 haverá apresentações de importantes departamentos uruguaios, como Maldonado, Montevidéu e Colônia, assim como os empreendimentos Enjoy Punta del Este, hotel The Grand e Sheraton Colônia.
Além do ministro e do diretor nacional de Turismo do Uruguai, também confirmaram presença a presidente da Câmara Uruguaia de Turismo, Marina Cantera, e o ex-jogador da Celeste e do São Paulo, Diego Lugano.
O turismo na economia do Uruguai
Atualmente, a atividade turística uruguaia representa em média 7,68% do Produto Interno Bruto do país, empregando cerca de 118 mil pessoas, de acordo com a Pesquisa Domiciliar Contínua realizada pelo Instituto Nacional de Estatística do Uruguai.
Para mais informações acesse: https://uruguaynatural.com/index.php/pr/
Foto: Reprodução Uruguay Natural