Você já pensou em comer carne de lhama? Pois nos países vizinhos, esta é uma carne muito apreciada. Elevada mais recentemente à categoria de iguaria culinária, a carne de lhama é um prato ancestral dos países andinos.
Para festejá-la, a Direção Regional de Comércio Exterior e Turismo Pasco e o Centro da Cidade de San Juan de Yanacachi, do distrito de Ticlacayán, no Peru, convidam para o “IX Festival de Sal e Gastronomia de Carne de Lhama. Além disso, a programação traz o VIII Festival do Turismo Concurso Caminhada, Canto e Poesia em Quechua”.
Será de 19 a 24 de junho na localidade de Yanacachi. Junto com a programação gastronômica e da caminhada, os organizadores convidam os visitantes a conhecer também alguns atrativos turísticos da região. Entre eles, o Bosque de Pedras de Macay, a Ruta Ocopa e as ruínas de Cachicupio.
Leia também: Viagens de turismo a Rapa Nui, na Ilha de Páscoa, são retomadas em agosto
As propriedades da carne de lhama
Segundo um informe do site Alimentos Argentinos, vinculado ao Ministério da Agricultura do país, a carne de lhama tem pontos fortes. Entre eles, menor proporção de gordura e colesterol e maior teor de proteína do que as carnes tradicionais de gado. Assim, tem despertado o interesse de consumidores que priorizam a saúde e a qualidade dos alimentos.
Além disso, frisa o informe, esta carne tem sabor suave e é compatível com a culinária de bovinos, suínos e ovinos. Entre os cortes mais procurados estão o lombo e as pernas.
Foto: Reprodução Facebook/Dicetur Pasco