Uma notícia muito esperada pelos turistas, juntamente com todos os trabalhadores da área, foi entregue pela prefeita de Magallanes e Antártica Chilena, Jenniffer Rojas: o parque chileno Torres del Paine abre suas portas em 26 de novembro. Ela aproveitou para apresentar o protocolo a ser seguido por funcionários e visitantes.
Desde 9 de setembro, o parque está fechado, devido à pandemia de Covid-19. A oitava maravilha do mundo está localizada dentro da comuna que recebe o mesmo nome. Seus habitantes estão na Fase 3 desde 19 de julho, ou seja, desde o início do Plano Passo a Passo da pandemia no país.
Com apenas um caso ativo neste momento, a comuna e o parque preparam-se para receber turistas. No dia 26, será aberta a trilha “W”, um dos circuitos mais procurados, e terá início a temporada de turismo 2020-2021 na região.
“Estamos muito felizes por poder compartilhar este anúncio com os trabalhadores e a comunidade. Pois significa que aos poucos vamos reativar nossa economia, de forma responsável e segura, sempre salvaguardando a vida das pessoas. Em dezembro, o parque contará com 112 funcionários, todos moradores de Puerto Natales. Da mesma forma, conversamos com empresários do turismo, para que sigam este exemplo e contratem apenas mão de obra local ”, disse o prefeita Rojas .
Um anúncio há muito esperado
O turismo é muito importante para a economia regional, mas especialmente na província de Última Esperanza. Por isso, as autoridades regionais têm feito um trabalho constante com os diferentes atores do setor.
Como agendar a viagem?
Quem deseja planejar a viagem com antecedência e reservar lugares em camping ou hotéis dentro do parque pode encontrar todas as informações no site oficial do parque.
Como chegar?
Os passageiros provenientes das comunas na Etapa 3 ou superior poderão chegar pelos Aeroportos Carlos Ibáñez del Campo e Teniente Julio Gallardo, viajando destes diretamente para a comuna de Torres del Paine.
O que você pode visitar?
Durante o mês de novembro, o Torres del Paine abre suas portas no circuito de montanha “W”. Isso inclui a Base Torres; Cuernos e Glaciar Grey, toda a área da estrada de veículos, entre a Portería de Laguna Amarga – Portería Río Serrano e a estrada para o setor de Río Pingo. Posteriormente, na segunda fase de abertura, o circuito Paine “O” será habilitado.
Como o Parque Torres del Paine funcionará?
Para entrar, a pessoa deve preencher um formulário que indica que não apresenta sintomas do coronavírus. Além disso, funcionários farão a medição da temperatura corporal de cada visitante. Aglomeração de pessoas será evitada pela demarcação do terreno, cuja distância mínima será de um metro.
As bilheterias e balcões de atendimento terão uma divisória transparente que vai garantir a separação entre os guarda-parques, caixas e visitantes. Além disso, o parque recomenda que as pessoas deem preferência para a compra de bilhetes online, através de uma plataforma dos próprios empresários do turismo. As pessoas poderão apresentar o seu bilhete impresso ou diretamente pelo telefone.
Todas as pessoas que entrarem receberão uma palestra informativa sobre o autocuidado e as instalações do parque, para evitar possíveis infecções por coronavírus.
Como circular dentro do parque?
Para a utilização dos mirantes, os visitantes devem usar máscara e procurar manter o distanciamento social.
De acordo com o Plano Passo a Passo, o número de visitantes para atividades em grupo não deve ultrapassar 25 pessoas. Isso porque o município de Torres del Paine permanece na Fase 3. À medida que a etapa avança, os grupos podem ser de no máximo 50 pessoas.
Leia também: Chile anuncia protocolo para entrada de estrangeiros por via aérea