Startup Voa Hotéis pretende administrar 250 hotéis em 2022

Startup Voa Hotéis pretende administrar 250 hotéis em 2022

Startup Voa Hotéis pretende administrar 250 hotéis em 2022. Foi fundada em 2019 com o objetivo de profissionalizar a hotelaria independente do Brasil, elevando os resultados de empreendimentos de pequeno e médio porte. Três anos depois, a startup planeja alçar voos mais altos com nova estratégia para ganhar escala, mirando em propriedades maiores, de médio e grande porte, e pensa em uma rodada de investimento em 2022.

No comando dos negócios estão José Eduardo Mendes, fundador e CEO da VOA Hotéis e também sócio fundador da agência de viagens online Hurb (ex-Hotel Urbano) e Gustavo Xavier, ex-banqueiro de investimentos da empresa de consultoria financeira Lazard. A meta é ousada: chegar a 250 empreendimentos sob gestão até o fim do ano. 

Segundo Duda, a mudança de mindset fluiu de maneira natural à medida que a empresa foi chamando a atenção de grandes hotéis que buscavam força comercial, distribuição e tecnologia. 

“Quando começamos com a VOA, a ideia era sermos atrativos, gerando uma mudança positiva e eficaz na vida dos pequenos e médios hoteleiros. Essa era nossa estratégia de crescimento, até que passamos a abraçar estabelecimentos maiores e percebemos que eles têm mais dificuldades, pois os custos são mais altos. Daí para esse segmento entrar para o radar da empresa foi um pulo. A startup Voa Hotéis pretende administrar 250 hotéis em 2022″, diz o executivo. O portfólio já inclui nomes como o Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, com 413 apartamentos.

Uma forma encontrada para atrair parceiros foi a flexibilização de seus modelos de negócios. Um dos exemplos dessa mudança foi a retirada da multa para rescisão de contratos e a obrigatoriedade da padronização das propriedades, que passa agora a ser opcional. Além disso, a empresa, que antes trabalhava com remuneração sobre faturamento de hospedagem, criou um modelo de taxa de incremento de vendas que os hotéis têm gostado muito, principalmente os maiores. 

Atualmente,  a VOA soma 85 hotéis em seu portfólio, distribuídos em 17 estados, incluindo São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Os esforços são direcionados para todas as regiões do país, mas com um olhar especial para o Nordeste, onde a empresa está em fase de prospecção em mercados como Natal, Bahia e Fortaleza.

Balanço da Voa Hotéis

Passado o ápice da crise, a VOA Hotéis já enxerga uma 2022 promissor. Sem abrir nomes, Guga fala de um hotel de Bonito (MS) chegou a crescer 226% em faturamento entre janeiro de 2021 e 2022. E resultados parecidos foram registrados em outras localidades como interior paulista e Região dos Lagos, no Rio. “Temos cases de propriedades com perfis diferentes com bons resultados. Este ano, vamos trabalhar forte distribuição, desenvolvendo estratégias para a baixa temporada ainda na alta, estabelecendo ações de curto, médio e longo prazo”, revela.

Entre janeiro de 2021 e 2022, a VOA Hotéis elevou sua capacidade de distribuição em 100% em canais que convertem vendas — o que ajudou a empresa a alcançar bons resultados. No início do ano passado, a startup atuava com 135 canais com vendas, número que subiu para 280.

Guga adianta que a rede gerou R$ 15 milhões em vendas em janeiro de 2022. “Tivemos um excelente pickup com vendas para os meses seguintes, totalizando 40 mil room nights. Cerca de 70% das reservas foram para datas em fevereiro, março e abril, enquanto os 30% restantes para mais de 90 dias”, comemora o executivo.

https://www.voahoteis.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *