Sereno Hotels trabalha na conservação marinha na ilha de St Barth

Le Sereno na conservação marinha

Na bela baía de Grand Cul-de-Sac, na ilha de St Barth – uma reserva marinha de águas cristalinas, naturalmente protegida por uma barreira de recifes que abriga cardumes de peixes, raias manta e tartarugas marinhas –, o hotel Le Sereno St Barth está localizado em uma área privilegiada. E agora, próximo à chegada da temporada 2024, assume uma série de ações ambientais voltadas à conservação marinha, próprias e outras em conjunto com a Agence Territoriale de l’Environnement de Saint-Barthélemy (ATE por sua sigla em francês), órgão líder em práticas de turismo sustentável, educação e formação de pessoal e orientação de visitantes sobre boas práticas ambientais.

O hotel criou o programa ‘Turtle Concierge’, que inclui experiências com um concierge dedicado exclusivamente à organização de atividades de observação e sensibilização sobre as espécies deste exuberante ambiente natural. Os hóspedes e visitantes serão guiados por áreas previamente definidas durante a desova (maio a novembro), enquanto os mais sortudos, que visitarem a propriedade durante a fase de incubação, terão a oportunidade de observar a soltura dos filhotes de tartaruga nas praias, admirar sua beleza e conhecer sua importância.

No Sereno a conservação marinha
Fotos: Divulgação

Com uma piscina natural formada por um mar de lindos tons de azul e uma temperatura perfeita, as atividades aquáticas e náuticas oferecidas por este programa serão repletas de informações para aprender e promover a conservação de espécies como a tartaruga verde, a tartaruga-de-pente ou as majestosas tartarugas-de-couro, que enfrentam constantemente ameaças como caça, poluição, captura acidental, enredamento em redes de pesca, perda de filhotes na praia e escassez de alimentos devido ao aquecimento global.

conservação matinha no Caribe

Outra das ações que Le Sereno incluiu na sua nova iniciativa ambiental de conservação marinha é a aliança com a ‘Coral Restoration St Barth’, uma organização que desde 2015 trabalha na restauração costeira dos mais de 20 km2 de colónias de coral que rodeiam a ilha, e que, entre outras coisas, contempla a fiscalização dos recifes para garantir a sua sustentabilidade a longo prazo e preserva viveiros de corais que, após nove meses de atingirem um tamanho considerável, são reimplantados em áreas degradadas. A rede convida tanto hóspedes como visitantes a adotarem um destes corais por apenas 50€, permitindo-lhes fazer parte direta do reflorestamento dos oceanos e deixar uma marca positiva na ilha e no mundo.

Estas são algumas das ações do Le Sereno que fazem parte de um esforço coletivo para preservar o delicado ecossistema do Mar do Caribe a curto, médio e longo prazo. Para saber mais sobre eles ou outras iniciativas ou experiências dos Sereno Hotels, visite www.serenohotels.com.

Fotos: Divulgação

Leia também: Black Friday: Meliá dá descontos de até 50%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *