Plano de Retomada da Azul tem resultado positivo

Plano de Retomada da Azul tem resultado positivo

A Azul S.A., “Azul” eleita a melhor companhia aérea do mundo pelo Tripadvisor, anunciou os resultados do segundo trimestre de 2020 (“2T20”). O Plano de Retomada da Azul tem resultado positivo e as informações financeiras apresentadas a seguir, exceto onde indicado, estão de acordo com as normas contábeis IFRS (International Financial Reporting Standards), incluindo a norma IFRS 16 e em reais.

Destaques Financeiros e Operacionais do 2T20

§  Receita operacional de R$402 milhões, redução de 85% em relação ao 2T19 devido à queda brusca na demanda de viagens aéreas causada pela pandemia de covid-19.

§  Queda de 46% ou R$1,0 bilhão nas despesas operacionais ano contra ano, relacionado principalmente com a redução das despesas variáveis e iniciativas de redução de custos.

§  Prejuízo operacional de R$820 milhões no 2T20, excluindo eventos não-recorrentes.

§  Prejuízo líquido excluindo variação cambial e marcação a mercado de R$1,5 bilhão, ou R$4,28 centavos por ação preferencial e R$2,38 centavos por ADR.

§  Durante o trimestre, a Azul implementou com sucesso seu Plano de Retomada, gerando uma economia de caixa de mais de R$7 bilhões entre março de 2020 e dezembro de 2021:

–       A liquidez imediata, composta por caixa, equivalente de caixa, investimento de curto prazo e contas a receber, foi de R$2,3 bilhões, acima da expectativa da Companhia de R$2,0 bilhões, com aumento da posição de caixa na comparação com o trimestre anterior. A liquidez total da Azul foi de R$6,6 bilhões, incluindo investimentos de longo prazo, ativos disponíveis e reservas de manutenção.

–       Redução de 10.5% no passivo de arrendamento em relação ao 1T20, totalizando R$14,2 bilhões, mesmo com a depreciação do real de 38%. Com as recentes negociações de prazo de pagamento, a Companhia espera reduzir o total de passivo de arrendamento para R$12,5 bilhões em dezembro de 2020.

–       Postergação de entrega de 82 aeronaves entre 2020 e 2023 para 2024 e anos posteriores.

–       Mais de 10.500 tripulantes aderiram ao nosso programa de licença não remunerada, levando a uma redução de despesas salariais de 48% ano após ano.

§  Em junho, assinamos um acordo de codeshare histórico com a Latam Airlines, um movimento estratégico de baixo risco, com o intuito de criar demanda incremental durante este tempo de incerteza.

§  A receita da Azul Cargo caiu apenas 0,8% no 2T20 comparado com o 2T19, mesmo com a redução de 83% na capacidade ano contra ano. A Companhia espera um aumento na receita de carga ano contra ano no terceiro trimestre.

§  Integração da TwoFlex com a Azul, agora chamada de Azul Conecta, gerando mais sinergias do que o esperado e fluxo de caixa positivo.

§  Azul foi eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2020 pelo prêmio do TripAdvisor Travelers’ Choice. Esse é o terceiro ano consecutivo que a Companhia é eleita dentre as top 10 aéreas do mundo.

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§   1 Ajustado para eventos não-recorrentes de R$203,6 milhões no 2T20 registrados em outras despesas, composto por indenizações, custos de acomodação de passageiros e taxas de consultoria, resultantes da crise de COVID-19.

www.voeazul.com.br/ri

Plano Retomada Azul positivo

Glossário

Assentos-quilômetro oferecidos (ASK) / Número de assentos disponíveis multiplicado pelos quilômetros voados.

Custo por ASK (CASK) / Custo operacional dividido pelo total de assentos-quilômetro oferecidos.

Custo por ASK ex-combustível (CASK ex-combustível) / Custo operacional dividido pelo total de assentos-quilômetro oferecidos excluindo despesas com combustível.

Custo da viagem (Trip cost) / Custo médio de cada voo calculado pela divisão do total dos custos operacionais pelo número total de partidas.

EBITDA / Lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Etapa média / Número médio de quilômetros voados por voo.

Fator de conclusão / Porcentagem de voos realizados.

Passageiros-quilômetro transportados (RPK) / Passageiros pagantes transportados em um quilômetro. O RPK é calculado ao multiplicar-se o número de passageiros pagantes pelos quilômetros voados.

Receita de passageiros por assentos-quilômetros oferecidos (PRASK) / Receita de passageiros dividida pelo total de assentos-quilômetro disponíveis (também calculado pela multiplicação do load factor pelo yield).

Receita operacional por assentos-quilômetro oferecidos (RASK) / Receita operacional dividida pelo total de assentos-quilômetro oferecidos.

Taxa de ocupação (Load factor) / Capacidade da aeronave utilizada em termos de assento (calculada pela divisão do RPK pelo ASK).

Taxa de Utilização da Aeronave / Número médio de horas por dia em que a aeronave esteve em operação.

Yield / Valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro. O yield é calculado com a divisão da receita de passageiro pelo total de assento-quilômetro ocupado (RPK).

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