Com uma programação totalmente virtual, o Paraguai celebra a semana do guarani. Assim, a Secretaria de Políticas da Língua (SPL) do país organiza a sétima edição da semana da língua guarani “Rohayhu che ñe’ẽ”, de 24 a 28 de agosto. As informações são da Agência IP.
A campanha busca a valorização da língua guarani. Para isso, a organização reforça o convite aos cidadãos para que convivam com a língua. Isso vale para todas as áreas de convivência social e diferentes situações comunicativas.
Por causa da pandemia, o desenvolvimento das atividades da semana será em plataformas virtuais. Para isso, or organizadores vão utilizar as ferramentas Zoom e o Facebook Live da Secretaria de Políticas de Linguagem.
Programa de celebrações virtuais
A abertura da campanha “Rohayhu che ñe’ẽ” 2020 está marcada para segunda-feira, 24, às 10h. Dessa programação participam ministros da SPL, da Secretaria Nacional da Cultura e do Ministério da Educação e Ciências. Em seguida, às 13h30, será lançado o projeto “Aime porã”, evento coordenado entre a SPL e a Pharmanest SA.
Já na terça-feira, 25, Dia da Língua Guarani, às 10h, será realizada a tradicional entrega do troféu “Rohayhu che ñe’ẽ”. Esse troféu é entregue a promotores e cultivadores da língua guarani de diferentes áreas. Na sequência, às 13h30, está previsto o encerramento do Curso Virtual Comunicativo Guarani para servidores públicos, atividade coordenada pela SPL e o Ministério da Função Pública.
À tarde, às 18h, a SPL, em coordenação com o Instituto Superior de Línguas da Universidade Nacional de Assunção (FF-UNA), realizará uma conferência: “Fatos históricos da língua guarani como língua oficial do Paraguai ”.
Está agendada para quarta-feira, dia 26, às 10h00, a discussão sobre “Os avanços na normalização e padronização da língua guarani hoje”. Esse evento é articulado entre a SPL e a Academia da Língua Guarani.
Serenata de encerramento
Na quinta-feira, dia 27, às 10h, terá início o “II seminário de boas práticas do uso da língua guarani na função pública”. O trabalho é coordenado entre o SPL e as Unidades de Assuntos Linguísticos.
Mais tarde, às 19h, está prevista a serenata à língua guarani. Devem participar artistas de destaque, incluindo intérpretes e cantores-compositores.
Na sexta-feira, 28, a partir das 10h, o MEC, a ANEAES e o CONES participarão da discussão sobre “Avanços da Língua Guarani na Educação Superior”. E o Paraguai celebra a semana do guarani com um especial de encerramento da edição 2020. No “Rohayhu che ñe’ẽ”, a partir das 19h, está programado o festival de poesia em guarani.