Paraguai avança na produção e uso do carro elétrico

carro elétrico Paraguai

A multinacional dominicana Evergo Connected Forward, conhecida internacionalmente por criar redes de carregamento inteligente para carro elétrico, investirá cerca de US$ 10 milhões no Paraguai para instalar 500 carregadores a serem distribuídos em todo o território nacional e apoiar o desenvolvimento deste sistema ecológico mobilidade no país. As informações são da agência paraguaia IP.

A decisão foi confirmada pelo representante da empresa investidora e presidente da Associação de Proprietários de Veículos Elétricos (APVE), Javier Díaz, ao vice-ministro da Indústria, Francisco Ruiz, em reunião de trabalho realizada na sede do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

Nessa reunião, Díaz expôs seu interesse em participar do trabalho promovido pelo Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai, desenvolvido no campo da cooperação técnica das Repúblicas da China (Taiwan) e da Coreia, relacionado à produção de veículos com ênfase em mobilidade com carro elétrico.

A empresa Evergo Connected Forward é uma multinacional com presença em energia convencional e renovável e está presente na República Dominicana, Aruba, Jamaica, Panamá e atualmente pretende expandir para o Paraguai.

Leia também: Paranaguá sedia Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Cooperação técnica Com Coreia para expandir uso do carro elétrico no Paraguai

A iniciativa da Evergo coincide com os esforços do Ministério da Indústria e Comércio para promover a produção de veículos elétricos no Paraguai, área em que há cooperação técnica internacional, para conseguir a transferência de conhecimento e tecnologia de ponta por parte da Coréia Instituto de Tecnologia Automotiva (Katech).

Com essa cooperação, uma fase piloto de produção de 110 veículos elétricos começará a ser montada nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), cujas partes, peças e kits serão doados pelo governo coreano. O projeto também prevê a formação de 40 engenheiros paraguaios no moderno Korea Automotive Technological Institute (Katech) por 4 meses, bem como a criação de um Instituto Tecnológico Automotivo com ênfase em mobilidade com carro elétrico para o Paraguai.

Por outro lado, o Ministério da Indústria e Comércio está trabalhando para que industriais paraguaios do setor automobilístico e da indústria taiwanesa possam iniciar negociações visando a realização de testes na produção de dez unidades de ônibus elétricos de mobilidade, cujas peças, peças e kits seria doado pelo governo taiwanês ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC).

Da mesma forma, há interesse em se aventurar na indústria de mobilidade elétrica automotiva por parte do conglomerado argentino Grupo Empresario Prieto (GEP), cujos representantes se reuniram com o ministro da Indústria e Comércio (MIC), Luis Alberto Castiglioni, no dia 7 de fevereiro.

Foto: MIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *