Para além da Terra da Garoa

Para além da Terra da Garoa

Uma São Paulo para chamar de sua, mesmo que você não seja paulistano. E pode incluir a sensação de ser paulista também. O que está para além da Terra da Garoa.

Este foi o meu sentimento após fazer a press trip à convite da Fundação 25 de Janeiro, com as marcas São Paulo Convention & Visitors Bureau e Visite São Paulo, e pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas, com apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, sob as chancelas ‘SP para Todos’ e ‘São Paulo é Tudo de Bom’.

Além da excelência de centros de convenções, hoteleira e gastronômica, o Governo de SP reuniu representantes de prefeituras, biólogos, companhias aéreas, bares, casas de shows, museus, transporte terrestre, etc. para discutir e criar ações atrativas, tanto no lazer como no turismo de negócios.

Este incremento na capital e em cidades do interior, com projetos específicos, ganhou força com o número de pessoas vacinadas no estado, que é perto de 100%, com ao menos uma dose. A avaliação é do Centro de Inteligência e Economia do Turismo, da Setur-SP.

O ‘SP para Todos’ é amplo e abrange Destinos de Aventura (Vale da Ribeira e Pontal do Paranapanema), Rotas Cênicas (litoral sul e norte, Mantiqueira paulista, circuito das águas e flores), Estruturas Náuticas (noroeste paulista) e Distritos Turísticos (Olímpia e Serra Azul), além de todas as atrações na capital.*

“São Paulo não para. É o centro nervoso de um estado com praias, montanhas, floresta preservada, museus, centros culturais, teatros, compras e um rico acervo de experiências”, afirma o presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro, Toni Sando.

Para além da Terra da Garoa: ação promove o turismo de lazer e de negócios

Negócios – São Paulo é a capital financeira da América Latina. Recebe cerca de 15 milhões de turistas por ano. E tem a vocação de receber eventos de todos os tipos, como feiras, congressos, simpósios, corporativos e de entretenimento. Mas com a pandemia, estas atividades acabaram e, aos poucos, começam a ser retomadas.

Um dos setores mais afetados com esta crise sanitária foi o hoteleiro.

E uma das saídas foi criar o Room Office, que se une a tendências como Anywhere Office e o Resort Office. Esta adaptação dos hotéis está servindo para minimizar os custos e gerar nova fonte de recursos. Os quartos foram transformados em escritórios, com mesa, telefone, internet de qualidade além da estrutura hoteleira.

Esta adaptação encontrou o visitante de turismo de negócios. Profissionais que se adaptaram ao trabalho remoto, mas que não necessariamente precisem executar tarefas de casa, mas que busquem hotéis para mudança de ambiente, podendo nas horas livre aproveitar a estadia, agenda cultural, compras e passeios, sozinho, acompanhado ou em família.

De acordo com o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, a aviação está preparada para atender viajantes de negócios que desejam explorar o potencial e a infraestrutura de São Paulo. “A pandemia aprimorou uma vocação natural das companhias aéreas, a de intensificar a segurança sanitária a bordo dos aviões para que a viagem se torne a melhor experiência possível” afirma.

Para além da Terra da Garoa: Avenida Paulista e o Masp

Os impressionantes números de São Paulo

Acesso

Três aeroportos que recebem 53 companhias aéreas nacionais e internacionais; trê terminas rodoviários; 10 principais vias de acesso rodoviário

Transporte

38 mil táxis; 100 mil veículos de locação; 74 estações de metrô; 94 estações de trem; 1.134 linhas de ônibus; 484 km de cilclovia

Hospedagem

410 hotéis; 42 mil apartamentos, 72 hostels

Gastronomia

20 mil restaurantes; 52 tipos de cozinha; 30 mil bares. Em 2018 foi escolhida como capital ibero-americana da cultura gastronômica

Cultura

158 museus, 150 bibliotecas, 115 espaços culturais. Sala São Paulo é uma das dez melhores salas de concerto do mundo

Entretenimento

109 parques e áreas verdes; 184 casas noturnas; 145 teatros; 333 centros de esporte e lazer

Educação

35 universidades; 163 faculdades

Economia e Negócios

38 das 100 maiores empresas privadas; 17 dos 20 maiores bancos do mundo; Bovespa é a maior bolsa da América Latina

Compras

53 shoppings; rua 25 de março (maior zona de comércio popular do país); 59 ruas de comércio especializado

*Acompanhe as próximas postagens sobre as ações de apoio à retomada do turismo em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *