A Booking.com realizou um levantamento de dados* na sua plataforma para descobrir quais são os destinos domésticos que os turistas do país mais reservaram para o feriado de 12 de Outubro e descobriu que cinco capitais estão cotadas pelos viajantes. E indica passeios culturais em cada uma das cidades para pais e filhos aproveitarem – por ordem do ranking de reservas para o período. Veja o que fazer na viagem de Dia das Crianças deste ano. As informações são da assessoria de imprensa da Booking.com.
Leia também: Dia das crianças no Hopi Hari
Rio de Janeiro: as melhores vistas
Visitar o Cristo Redentor e subir nos bondinhos do Pão de Açúcar são passeios que todo turista deseja realizar no Rio de Janeiro. E não é por menos: os pontos são locais icônicos e com vistas maravilhosas da cidade. No entanto, para incrementar o roteiro e adicionar um pouco de cultura aliada a encantamento e aprendizagem, o Museu do Amanhã é uma opção que agrada a todas as faixas etárias, pois apresenta atrações futuristas e dados importantes sobre o que se deve refletir sobre o futuro do planeta.
Como escolha de hospedagem, o Windsor Asturias Hotel tem localização central, pertinho do museu, e ainda permite incluir outros passeios na programação, como visitar o imponente Theatro Municipal e chegar em 10 minutinhos na Praia de Copacabana.
São Paulo, o que fazer no Dia das Crianças
São Paulo é a cidade mais movimentada do Brasil e não é à toa: além de ser o mais importante centro financeiro do país, o local possui todo tipo de programação e opções gastronômicas que vão do ocidente até o oriente. Um dos passeios que a garotada vai adorar fazer é visitar o Museu da Língua Portuguesa. Lá, o visitante é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, que usa de tecnologia e suportes interativos para apresentar a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa.
Entre um passeio e outro, a família pode descansar no Hotel Heritage, que fica a 500 metros da Avenida Paulista e pertinho de estações de metrô. É um local ótimo para dormir tranquilo, tomar um bom café da manhã e, quem sabe, curtir uma piscina coberta.
Recife, cores e ritmos
Recife é uma cidade vibrante, tanto nas cores, quanto nos ritmos. A capital de Pernambuco tem um dos mais famosos carnavais e é detentora do tradicional bloco Galo da Madrugada, considerado o maior do mundo, que sai no sábado de folia e marca a abertura da festa na cidade. Um dos pontos mais interessantes do local é o bairro do Recife Antigo, um dos principais centros culturais e de lazer da região.
É lá que fica o Paço do Frevo, um centro dedicado a difundir, pesquisar, ao lazer e à formação nas áreas da dança e música do ritmo mais famoso da cidade. Desde 2014, o Paço oferece exposições, atividades, desenvolve pesquisas e realiza eventos para a divulgação e proteção desse Patrimônio Imaterial da Humanidade, que agrada a turistas de todas as idades. Uma das opções de acomodação é o Radisson Recife, um hotel à beira-mar que permite uma escapadinha para a praia no começo do dia.
Maceió, um dos litorais mais bonitos do país
Não há quem pense em visitar Maceió sem dedicar umas boas horas a visitar as praias de um dos litorais mais bonitos do país. As piscinas naturais de água cristalina são das maravilhas que ninguém esquece – e areia e água, por si só, já são uma baita diversão para pais e filhos.
O Hotel Ponta Verde Maceió é uma acomodação privilegiada a poucos passos de distância do mar com atrações para adultos e crianças. No entanto, a cidade também convida o viajante a conhecer a cultura local, que passa por museus, praças e catedrais. Um espaço especial na cidade é a Galeria Karandash, uma galeria de arte criada em 1985 que dispõe de um acervo de mais de duas mil peças de arte popular, entre gravuras, desenhos, pinturas e principalmente esculturas de pequenos, médios e grandes formatos.
Fortaleza, cultura e muito sol
E o que fazer no Dia das Crianças em Fortaleza? Em uma cidade onde tem sol o ano todo, o viajante vai adorar visitar praia e se aventurar no parque aquático mais famoso do Brasil. Quando em Fortaleza, há ainda a opção de fazer um passeio que passa pela Praia do Futuro, pelos rochedos de cor vermelha de Morro Branco e pelo Mercado Central, onde se pode comprar alguns dos famosos artesanatos da região como lembrança. Mas esse local, que é um dos mais visitados da região Nordeste do país, também guarda uma joia cultural interessantíssima: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O complexo recebe mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano e está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros. Lá se encontram o Museu da Cultura Cearense, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Multigaleria, Teatro Dragão do Mar, Espaço Rogaciano Leite Filho, Arena Dragão do Mar, Cinema do Dragão, Planetário Rubens de Azevedo e o Anfiteatro Sérgio Motta. Programação para todo mundo curtir é o que não vai faltar e, na hora de dormir, o Gran Mareiro Hotel é um espaço que acomoda confortavelmente a família.
*Reservas efetuadas até o dia 27 de setembro de 2022 pelos brasileiros na Booking.com para o período de 10 a 16 de outubro de 2022. Por se tratar de reservas para data futura, os destinos e o ranking estão sujeitos a alteração devido a cancelamentos e novas reservas.
Foto principal: Ricardo Zerrenner/Secretaria Estadual de Turismo