Lixo que é luxo!

Lixo que é luxo!

A secretaria de Inovação Urbana do Recife lançou o Programa “Recicla Mais” para reduzir a poluição de material plástico nos rios, canais e espaços público da cidade pernambucana. É o lixo que se transforma em luxo para a população.

As comunidades do UR-10, Alto José Bonifácio e Sítio São Brás, foram as primeiras a receberem a feira itinerante.

Programa está em funcionamento em comunidades de Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O Programa Recicla Mais, que nasceu dentro do Mais Vida nos Morros, é um programa de mudança de comportamento. O lixo plástico é transformado em utensílios domésticos como lixeiras, cestas para pães e banquinhos.

O Recicla Mais terá continuidade nos próximos meses e tem planos para ampliar a feira itinerante para outras comunidades atendidas pelo projeto Mais Vida nos Morros. Parte do resíduo que está sendo descartado de forma irregular é transformado em soluções urbanas para o dia a dia da população.

O programa se estrutura em quatro eixos: estimula a população para mudança de comportamento, transforma o lixo plástico em produtos com valor agregado, implantação de células ReciclaMais, em escolas e universidades, e o fomento à criação de um ecossistema de empreendedorismo e inovação através do UpCycling.

Programa está retirando material de praias, baías e áreas públicas

Além da conscientização a partir das feirinhas nas próprias comunidades, outro importante incentivo se dará a partir do protagonismo das crianças, a exemplo de novas gincanas, como a que aconteceu em 2019, em 20 escolas da rede pública municipal do Recife.

Com atuação dos professores, alunos e familiares, preocupadas com o meio ambiente, foram arrecadadas quatro toneladas de lixo plástico, reduzindo o impacto ambiental. Utensílios domésticos, como vasos, fruteiras, saboneteiras estão sendo produzidos, assim como alguns mobiliários urbanos, lixeiras ou assentos. Até um corrimão para uma das escadarias da cidade foi feito.

“A inovação dessa iniciativa não é somente o poder público fazer e estimular o Upcycling, que é uma técnica de reciclagem criativa transformando o lixo em produtos. Mas é criar uma estratégia de mudança de comportamento coletiva. O que queremos é que seja julho sem plástico, agosto e o ano todo. Que o recifense seja o grande protagonista dessa transformação”, disse o secretário executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi.

Lixo que é luxo! Material reciclado retorna como utensílios domésticos

A produção do programa Recicla Mais está funcionando na Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que adquiriu máquinas extrusora e trituradora de plástico para expandir esse quantitativo de máquinas para outros locais, como escolas e galpões de reciclagem.

A ideia é trazer o cidadão para ser o grande protagonista, não só na separação do plástico, mas estimulando ele a desenvolver soluções e empreender, com o objetivo também de fomentar um ecossistema de empreendedorismo e inovação para soluções e negócios upcycling, a fim de gerar renda e inclusão, potencializando a renda das pessoas dos que trabalham com materiais plásticos.

http://www2.recife.pe.gov.br/index.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *