#JHSPONLINE da Japan House São Paulo

A Japan House São Paulo faz diariamente nas redes sociais o projeto #JHSPOnline  com atividades para que todos possam conhecer cada vez mais sobre a cultura e a arte do Japão respeitando o distanciamento social. 

Entre as atividades, estão as lives, conversar com o núcleo Educativo do centro cultural, receber dicas culturais da equipe da  Japan House São Paulo e revisitar exposições que passaram pela casa. 

Para o início do mês, uma sequência de posts com informações completas sobre tradições nipônicas, como curiosidades sobre o mês de junho e o período de chuvas no Japão, época que marca o minazuki (水無月), ou mês das águas, que é essencial para as plantações de arroz do país. Uma análise sensorial também aparece entre a sequência de posts, recordando uma atividade realizada durante a exposição Aromas e Sabores, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo entre junho e setembro de 2018.

A proposta é treinar a memória olfativa de cada pessoa, fazendo-as perceber como os cheiros podem despertar a memória afetiva de todos. 

Dentro da série sobre filosofias importantes da cultura japonesa, destaque para o mono no aware’, termo que representa o sentimento de empatia pela impermanência das coisas ou a consciência de que tudo é temporário. 

Em uma nova série de postagens sobre costumes japoneses, o centro cultural também abordará o ojigi, uma das principais expressões corporais japonesas, que é o ato de se curvar. 

O post trará informações e curiosidades, além de explicações de situações no cotidiano nipônico em que esse gesto é utilizado. 

A programação tem vídeos de mestres de Budô, as artes marciais modernas japonesas que compartilham alguns movimentos simples que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade. 

O conceito do Budô fala sobre a prática de artes marciais que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, sendo fruto de muita disciplina e dedicação. 

O público pode contar também com os truques de mágica de Celio Amino. Dessa vez, o mágico ensina um novo truque inspirado no Jankenpô, também conhecido como Pedra-Papel-Tesoura.

Ao final do vídeo, ele também conta um pouquinho da história da brincadeira, famosa não só no Japão como no mundo todo. Ainda seguindo a temática do ‘brincar’, a programação traz também uma oficina de Kamifusen,  balão feito com papel leve e dobrável e com uma pequena entrada para o ar. Para brincar se deve tentar inflar o balão e mantê-lo no ar apenas batendo com a palma das mãos.

Conversa com o Educativo, que acontece toda terça-feira, às 16h, é uma troca de conhecimentos e diálogo sobre assuntos relacionados à arte e cultura nipônica.

Segue na temporada com as temáticas Chiharu Shiota: Conexões Invisíveis, com uma conversa sobre as conexões que as pessoas tem desenvolvido umas com as outras nesse atual momento, tendo um diálogo inspirado no trabalho da artista Chiharu Shiota, que expôs recentemente na Japan House São Paulo.

Já o Wa e Mottainai: Estar junto como prática e pensamento, reflete sobre o respeito, a partir das concepções de Wa (harmonia) e Mottainai (não desperdiçar).  

O episódio 4 do podcast da Japan House São Paulo também terá um espaço dedicado para ele, que traz uma análise sobre a obra “O Livro do Travesseiro”, de Sei Shônagon. Toda quinta-feira, um #tbt das principais exposições que já passaram pelo centro cultural será lembrado.

Conversa – Uma novidade é a JHSP Live, que teráz no dia 11 de junho,  uma conversa entre Natasha Barzaghi Geenen (diretora cultural da Japan House São Paulo) e Eric Klug (presidente da Japan House São Paulo),  sobre  a experiência profissional de Klug na área cultural, planos futuros para a Japan House São Paulo, entre outros assuntos. 

E para completar, a série JHSP Indica, em que os colaboradores da Japan House São Paulo compartilham semanalmente dicas culturais de filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.  

Confira a programação da #JHSPOnline para o período:  

04/06 – Quinta-feira: #TBT / Às quintas-feiras é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp. 

05/06 – Sexta-feira: Budô -Artes marciais japonesas / No Japão, o conceito do Budô fala sobre a prática de artes marciais que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Seus modos de conduta são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. A Japan House São Paulo convidou mestres dos esportes apresentados na exposição “Dō: a caminho da virtude” a compartilharem, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.  

06/06 – Sábado: JHSP Indica  / A série traz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

08/06 – Segunda-feira: Vídeo de mágica com Celio Amino / O mágico Celio Amino ensina um novo truque inspirado no Jankenpô também conhecido como Pedra-Papel-Tesoura. Ao final do vídeo, ele também conta um pouquinho da história da brincadeira, famosa não só no Japão como no mundo tudo. Celio Amino começou na mágica aos seis, tornando-se mágico profissional aos 15 anos. Formado em física na USP, é fundador da Magicorp, empresa de ilusionismo da América Latina. Suas últimas produções cênicas são “Além da Mágica” (2007);  “Certas Ilusões” (2017), espetáculo com mágica e novas tecnologias, inspirado na Física Moderna e “Wakatta” (2018).   

09/06 – Terça-feira: Conversa com Educativo, às 16h / O encontro aborda o tema “Wa e Mottainai: Estar junto como prática e pensamento”, que irá refletir sobre o profundo respeito existente na cultura japonesa, a partir das concepções de wa (harmonia) e mottainai (não desperdiçar), como pensamento e prática do convívio com o coletivo e a natureza. Para participar, basta acessar o link https://bit.ly/ConversasOnline, às terças-feiras, às 16h.  

Esta atividade está disponível para grupo fechados como escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante agendamento. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.  

09/06 – Terça-feira: Podcast – Sei Shônagon / Relembraremos o quarto episódio da série de podcasts do centro cultural, que nesta temporada inicial aborda a literatura japonesa. O destaque é para o livro “O Livro do Travesseiro”, de Sei Shônagon. 

10/06 – Quarta-feira: Costumes Japoneses – Ojigi / Dentro de uma nova série de postagens sobre costumes japoneses, o primeiro tema tratado será uma das principais expressões corporais japonesas: o ato de se curvar, chamado de ojigi (お辞儀). O post trará informações e curiosidades, além de explicações de situações no cotidiano nipônico em que esse gesto é utilizado. 

11/06 – Quinta-feira: #TBT / Às quintas-feiras é dia de #tbt com a exposição mais votada pelo público através dos stories no Instagram da @japanhousesp. 

11/06 – Quinta-feira: JHSPLive com  Natasha Barzaghi Geenen (Diretora Cultural da JHSP) e Eric Klug (Presidente da JHSP) 

Neste bate papo, Natasha Barzaghi Geenen – Diretora Cultural da Instituição – conversa com o novo presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug. O executivo, que assumiu o centro cultural em abril de 2020, contará sobre sua experiência profissional na área, planos futuros para a JHSP, entre outros assuntos. Na ocasião, Natasha comenta também sobre as ações para levar conteúdo ao público com a #JHSPONLINE. Uma boa oportunidade para descobrir um pouco mais sobre a instituição nipônica. 

12/06 – Sexta-feira: Kamifusen / O kamifusen é um brinquedo tradicional japonês que passou a ter grande popularidade entre as crianças a partir começo do século XX. Ele é um balão feito de um papel leve e dobrável com uma pequena entrada para o ar. Para brincar se deve tentar inflar o balão e mantê-lo no ar apenas batendo com a palma das mãos. 

13/06 – Sábado: JHSP Indica / A série traz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações. 

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo  

Facebookwww.facebook.com/JapanHouseSP/  

Instagram: @japanhousesp  

Twitter: //twitter.com/japanhousesp  

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *