Ainda não será desta vez que virá o relaxamento: a Colômbia prorroga a quarentena até 15 de julho. O presidente Iván Duque anunciou na terça-feira (23/06) que resolveu estender a quarentena imposta em março passado para conter a disseminação do novo coronavírus. As informações são da agência argentina Télam.
“A mensagem é que mantemos as condições atuais de isolamento preventivo obrigatório até 15 de julho”, disse Duque hoje à noite em seu espaço diário na TV.
Enquanto isso, as autoridades da cidade caribenha de Barranquilla, a segundo com mais casos de coronavírus na Colômbia, alertaram que o município está passando por um “momento crítico”. Assim, decidiram reforçar as restrições impostas para tentar conter o surto.
“Para Barranquilla, é um momento crítico. Os números nos mostraram que estamos nos aproximando do momento mais crucial de lidar com essa pandemia. E estamos alcançando um aumento, ou o famoso pico de casos, que ocorrerá nas próximas semanas “, afirmou o prefeito Jaime Pumarejo em entrevista coletiva.
Barranquilla é a capital do departamento Atlântico, o segundo foco da Covid-19 no país, com 16.229 infectados até ontem, atrás apenas de Bogotá, que é o primeiro em número de mortes, com 682.
Cidade tem toque de recolher
Assim, o prefeito decidiu proibir o atendimento em lojas de produtos não essenciais e estender a lei seca até a próxima segunda-feira. Isso porque a indisciplina social à qual o aumento de casos é parcialmente atribuído também está relacionada ao consumo de álcool e festas.
Mas as medidas, que abrangem os demais municípios do Atlântico, incluem também o toque de recolher noturno e fins de semana durante o dia, além da proibição total do uso de moto-táxi.
A indisciplina social na região ficou evidente no último final de semana em Malambo. Lá familiares e amigos de um morto por coronavírus abriram o caixão no cemitério para tocar o corpo e dar-lhe o último adeus.
Um vídeo viral mostrou como momentos antes de enterrar o corpo de um homem de 56 anos que morreu de Covid-19, alguns companheiros expressaram seu desejo de vê-lo. E aqueles que carregavam o caixão decidiram abri-lo.
A Colômbia é superada em número de casos na América do Sul apenas pelo Brasil, Peru e Chile. O país teve 73.572 casos (2.389 nas últimas 24 horas) e 2.404 mortes por coronavírus (94 novos). As informações são do Ministério da Saúde na noite de terça-feira.
Leia mais notícias: https://www.telam.com.ar/