O Brasil passou de oitavo país emissor de turistas que chegam a Salta, no Noroeste da Argentina, para ocupar a primeira posição no ranking. Uma rota aérea direta, ações promocionais e alianças estratégicas com operadoras de turismo foram as chaves para esse crescimento. As informações são do órgão oficial de turismo de Salta.
A virada aconteceu em 2022. Um marco da gestão liderada pelo governador Gustavo Sáenz com a concretização da rota aérea Salta – São Paulo, operada pela Aerolíneas Argentinas. Além disso, juntam-se ações estratégicas no mercado brasileiro, de promoção turística, participação em feiras e construção de alianças estratégicas com operadores turísticos de primeira linha e jornalistas especializados.
O governador Gustavo Sáenz valorizou esse crescimento e destacou que “a conectividade entre Salta e a maior economia da América Latina significa um salto de oportunidades para o turismo e outras atividades econômicas”.
O Ministro do Turismo e Esportes, Mario Peña, destacou que “a continuidade e crescimento que esta rota teve teria sido impossível sem a decisão política de um governo provincial para maximizar os benefícios desta conectividade e o apoio fundamental do Ministro Matías Lammens, o toda a equipa do Instituto Nacional de Promoção Turística e todos os membros do Ministério do Turismo e Desporto da Nação”.
Leia também: Aurora anuncia programa de Boas Práticas Agrícolas
Feiras no Brasil para levar turistas a Salta
Ao fator essencial da conectividade, o governo acrescentou duas ferramentas centrais para o crescimento do turismo: são a participação em feiras internacionais onde os operadores conhecem os serviços e experiências que os destinos têm para oferecer e a construção de relações com os agentes de divulgação.
Nesses pontos, destaca-se a presença em feiras internacionais como a WTM Latin America, realizada de 3 a 5 de abril último. A equipe de destino de Salta esteve presente como parte integrante da missão argentina.
“O fato de o Brasil ocupar hoje o primeiro lugar no ranking dos países emissores é resultado de um grande trabalho de equipe entre a Província, a Nação e o setor privado. Vamos continuar apostando na promoção do nosso destino em um mercado que tem muito a crescer”, comentou o ministro Peña.
Mariana Farjat, chefe da AHT, fez parte da delegação e destacou que “o trabalho realizado é notável e isso se reflete no interesse demonstrado pelas operadoras de Salta e região. O Brasil é um mercado muito importante para o setor e vamos continuar trabalhando para conquistá-la”, finalizou.
A esta ação somam-se viagens de familiarização para operadores turísticos atacadistas, jornalistas especializados e organizadores de eventos que percorreram a província durante o ano de 2022 com o objetivo de conhecer todos os benefícios que Salta tem a oferecer.