Banco Mundial aprova projeto para Faixa Costeira de Assunção

Projeto Faixa Costeira de Assunção

A Diretoria do Banco Mundial (BM) aprovou um financiamento de USD 105 milhões para desenvolver a Faixa Costeira de Assunção. Segundo a Agência de Notícias IP, do Paraguai, a aprovação do projecto veio após um árduo trabalho de elaboração conjunta do governo do país e o município de Assunção, com especialistas do Banco Mundial.

Entre os objetivos do projeto estão a resiliência ambiental a inundações e outros impactos das mudanças climáticas, a criação de moradias e infraestrutura verdes e seguras e a criação de oportunidades de trabalho, aumento do desenvolvimento econômico local e promoção de programas de integração comunitária com foco na população vulnerável de regiões selecionadas áreas dos Bañados de Assunção.

Segundo o governo paraguaio, o projeto demonstra a necessidade de promover a faixa costeira para alcançar oportunidades de desenvolvimento sustentável. Além disso, contribuir com o Plano de Reativação Econômica do Paraguai, fortalecendo a resiliência dos pântanos, solucionando o problema atual e gerando impactos positivos no desenvolvimento social, ambiental, econômica e institucional.

Leia: Três experiências sustentáveis na Amazônia

Projeto da Faixa Costeira de Assunção prevê bairro eco-inclusivo

Enquadrado no Plano Diretor da Faixa Costeira de Assunção, priorizando intervenções transformadoras, entre as principais ações, está contemplado trabalhar em um bairro eco-inclusivo que permita o reassentamento definitivo de famílias em um sistema de uso misto, inclusivo e resiliente às mudanças climáticas.

Nesta linha de ação, está prevista a intervenção para melhorar as praças do centro histórico, o Parque Caballero e a reserva do Banco San Miguel, a fim de apoiar atividades comerciais, recreativas e turísticas para atrair e reter oportunidades de emprego e preservar o patrimônio cultural.

Além disso, serão financiadas atividades de apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades dos Bañados. Será dada ênfase à participação de mulheres e pessoas pertencentes a grupos vulneráveis ​​e trabalhadores da economia informal.

Atualmente, o governo paraguaio e o Banco Mundial trabalham na execução do projeto de Habilitação da Rede Pavimentada “Conectividade de Transporte” que se desenvolve com a melhoria e manutenção de rodovias, beneficiando os departamentos de San Pedro, Caaguazú, Canindeyú, Misiones e Itapúa .

Foto: MOPC/Paraguai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *