A chipa guazú é o acompanhamento ideal para outros pratos da culinária paraguaia, como um assado ou uma milanesa. Esta receita, como outras do Paraguai, também é típica da região noroeste da Argentina. O blog Nuestra América replica aqui uma receita tirada do site Comidas Paraguayas, que nos autorizou a usá-la. Aproveite!
A chipa guazú é uma espécie de torta salgada com uma aparência e preparo muito semelhantes à sopa paraguaia. Porém, diferentemente da sopa paraguaia, aqui se usa milho fresco no lugar da farinha de milho.
O nome do prato deriva de duas palavras da língua guarani: chipa, que significa pão, e guazú, que significa grande.
Para esta receita, usa-se milho verde, leite, ovos, cebola, queijo Paraguai (pode ser substituído), sal e pimenta a gosto. Todos esses ingredientes são misturados e levados ao forno aquecido a 180 graus até assar e ficar com aspecto dourado.
Nas áreas rurais do Paraguai, costuma-se utilizar um forno artesanal em forma de cúpula feito de tijolos. Este forno é chamado de tatakua. Tata: fogo; kua: buraco, em guarani. Mas quem não tiver um forno assim, pode usar forno convencional que a receita fica boa de qualquer maneira.
A chipa guazú pode ser consumida quente ou fria. Isso vai depender da preferência dos convidados.
Aqui uma receita para seis pessoas:
Ingredientes:
1 quilo de milho verde
5 ovos
1 xícara de leite
½ xícara de manteiga
300 gramas de queijo paraguaio
Pimenta a gosto
Sal a gosto
Preparação:
Descasque e pique as cebolas
Aqueça 3 colheres de sopa de manteiga em uma panela e acrescente a cebola picada com uma pitada de sal e pimenta. Frite até a cebola ficar transparente e reserve.
O próximo passo é misturar o milho, os ovos, a cebola, o óleo e o leite. Para facilitar a mistura, é aconselhável dividir os ingredientes em 3 partes, mexer bem até obter yma mistura pastosa.
Coloque a mistura obtida em um recipíente de tamanho adequado, acrescente o queijo ralado, sal a gosto e mexa até que os ingredientes esteja bem misturados
Em seguida, unte uma forma de aproximadamente 20 cm e despeje a preparação
Aqueça o forno a 180 graus e coloque a massa para assar por cerca de 45 minutos
ou até que fique com o aspecto dourado
Dicas no preparo da chipa guazú:
Se quiser que a chipa guazú tenha uma consistência líquida, acrescente mais água ou leite. Se quiser que fique mais sólida, acrescente farinha de milho.
Para saber se está pronto, pode usar um palito ou um garfo e furar a massa. Se sair seco, é hora de tirar do forno.
Se não conseguir o queijo paraguaio, pode usar queijo frescal.
Conheça mais pratos no site comidasparaguayas.com
Leia também: Conheça a cozinha tradicional do Equador