Concertos da Orquestra Nacional do Equador em sua casa

Um convite à música nos programas da OSNE

Com mais de 70 anos de experiência, a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador já promoveu estreias nacionais e mundiais, além de grandes óperas, sinfonias e obras universais. E agora ela apresenta sua proposta digital para que o público possa alimentar sua alma com arte nessa época de isolamento social. Assim, escolha o que deseja ouvir dos Concertos da Orquestra Nacional do Equador em sua casa. As informações são Ministério da Cultura e Patrimônio do país.

Programa de um dos concertos da OSNE

Clique aqui para assistir: Concierto para piano y Orquesta, Rashid Kalimullin

A linguagem musical do compositor russo Kalimullin mistura elementos nacionais com influências do Oriente e do Ocidente. Assim, violinos, violoncelos, contrabaixo, clarinetes, trompas, fagotes, percussão e harpa se destacam na instrumentação. A obra foi dirigida pelo russo Vasiliy Valitov e contou com a participação especial do pianista Fedor Amirov. E fez parte do repertório do concerto ‘As pérolas do tártaro e da música russa’, realizado em 24 de outubro de 2019 na Casa de la Música.

Programa número 2 dos concertos OSNE

Compositor equatoriano

Clique aqui: ‘Yumbo Sinfónico’ en Mi menor op. 140, Eduardo Florencia

O trabalho fez parte do repertório do concerto de abertura da temporada do Youth OSNE. Foi realizado em 16 de fevereiro de 2020 na Igreja da Companhia de Jesus. Mas ‘Yumbo Sinfónico’, do compositor equatoriano Florencia, é uma permutação do tema principal do Yumbo, que evoca em certos momentos os aspectos melódicos da música popular. A composição, segundo o autor, é uma homenagem à herança mestiça dos equatorianos.

Programa número 3 dos concertos da OSNE

Clique aqui: Obra Raíces: Poema Sinfónico para Marimba y Orquesta, Cristian Orozco

Já ‘Raíces’ foi apresentado em 30 de maio de 2019 em um concerto liderado pelo maestro Yury Sobolev na Iglesia de la Compañía em Quito. E teve a participação de seu compositor, o percussionista Cristian Orozco. Ele compôs a obra em 2006 e a revisou em 2019. Segundo o autor, a partitura destaca os diferentes ritmos andinos, incluindo os tradicionais ritmos equatorianos. Entre esses ritmos estão o Fox Incaico, Danzante e o Yumbo. Reunidos em um poema sinfônico, narram a história da identidade indígena. Ele contém três movimentos: madrugada andina, memória e dança indígena e identidade.

Programa número 12 da OSNE

Clique aqui: El cuarto movimiento de la novena Sinfonía de Beethoven

E para encerrar nossa dica de programa, temos Beethoven. Assim, trazemos o concerto apresentado em 18 de maio de 2017 na Casa de la Música, sob a direção do Diretor Titular, Álvaro Manzano e com a participação especial do ‘Coral Pichincha’ do Governo Descentralizado de Pichincha e ‘Vozes Cantantes de Quito’ – coro misto da Escola Alemã Quito.

Quer mais opções da Orquestra Nacional do Equador em sua casa? Acesse diretamente o site: https://www.culturaypatrimonio.gob.ec/orquesta-sinfonica-nacional-del-ecuador/

Mais opções de programas culturais online: https://nuestraamerica.com.br/teatro-para-assistir-em-casa/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *