O Carnaval de Barranquilla carrega uma tradição de três séculos na Colômbia. Durante quatro dias, nos bairros, ruas e esquinas da cidade de Barranquilla, vive-se uma festa cheia de danças, ritmos e cores. A partir deste sábado (26) até terça-feira (29), a cidade se transforma para receber os turistas e os frequentadores habituais da festa, umas das mais importantes festividades folclóricas e culturais do país.
Em 2003, o Carnaval de Barranquilla foi declarado Obra Prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade e em 2008, Património Cultural Imaterial pela Unesco..
Segundo o órgão oficial de turismo da Colômbia, a celebração oficial do Carnaval de Barranquilla começa com os eventos tradicionais no Cumbiódromo na Vía 40. Tem a Batalha das Flores, o Grande Desfile de Tradição e Folclore, o Festival de Orquestras, o Grande Desfile de Comparsas, entre outros eventos.A festa termina com a Morte de Joselito Carnaval.
Leia também: Termas de Rio Hondo, a cidade termal do noroeste da Argentina
A origem do Carnaval de Barranquilla
A origem das festas remonta aos carnavais que chegaram da Europa. Foram introduzidas pelos espanhóis e portugueses na América. Mas o Carnaval de Barranquilla também tem suas origens nas festas que aconteciam em Cartagena das Índias na época colonial. Ali, afrodescendentes saíam às ruas com instrumentos típicos e trajes especiais para dançar e cantar.
Entre os trajes carnavalescos mais tradicionais estão a marimonda (representa o espírito alegre do homem nascido em Barranquilla e uma zombaria da classe dominante do final de 1800), o garabato (usado na dança do garabato, e, que é mostrado um confronto entre vida e morte), o monocuco (simboliza a alegria do espírito carnavalesco) e a máscara de touro (a mais representativa das danças dos Congos).
As festividades terminam com o “Enterro do Carnaval de Joselito”, personagem que simboliza a alegria que depois de quatro dias comemorando o Carnaval de Barranquilla, morre.
Além disso, os festejos têm o Encontro de Ladainhas, evento em homenagem à tradição oral colombiana em que 23 grupos de ‘contadores de histórias’ divertem as famílias de Barranquilla com suas histórias e versos humorísticos.
Há também as danças populares, as comparsas que participam do Carnaval e homenageiam as danças do garabato, da marimonda, dos monocucos, entre outras.
Saiba mais sobre Carnaval de Barranquilla no site oficial do evento.
Crédito da foto: Gloria Villa / Carnaval de Barranquilla S.A.S