O governo argentino decidiu pela prorrogação da quarentena obrigatória e não será neste mês que a aguardada reabertura do seu setor turístico ocorrerá. Nesta semana o governo de Alberto Fernández determinou que as medidas de isolamento vão até 10 de maio – adiando assim a reabertura dos hotéis, que estava prevista para 31 de març
Por enquanto o país registra muito menos casos de Covid-19 que o Brasil, e por isso nossos vizinhos puderam dar início a uma “segunda fase da quarentena”. Nela o governo central permite que autoridades das províncias relaxem das algumas regras impostas, que eram rígidas. A saída de casa para exercícios pode ser liberada – mas os bares, restaurantes e hotéis seguem proibidos de abrir em todo os país.
Assim brasileiros com saudades dos hermanos terão que esperar, até porque as fronteiras por terra estão fechadas para estrangeiros, e todos os voos internacionais foram cancelados.
As áreas mais populosas (e com mais atrações turísticas) também não esperam receber turistas tão cedo. Governadores e prefeitos de regiões como Buenos Aires, Santa Fé e Córdoba anunciaram em carta conjunta que manterão a quarentena total.
SITUAÇÃO NO PAÍS. Até 30 de março a Argentina registrou 214 mortes pelo Covid-19, data em que 5.901 já haviam morrido pela doença no Brasil. Confira detalhes.