Neste domingo, 21 de junho, artistas da música brasileira e internacional estarão unidos em um concerto transmitido pela internet. O objetivo é conscientizar a população e apoiar os indígenas que estão sob a ameaça do novo coronavírus.
A SOS Rainforest LIVE terá as participações de Sting, Gilberto Gil, Anitta, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Aurora, Maná, Manu Chao, Dani Lança, Gaby Amarantos, AnaVitória, Manu Gavassi, Toni Garrido, Melim, AnaVitória, Falcão e Maria Gadú.
Também confirmaram suas participações líderes indígenas – como Sonia Guajajara e Dario Kopenawa Yanomami – e ativistas do meio ambiente – como Gisele Bündchen, Oona Chaplin, Letícia Sabatella e Sebastião Salgado.
A live terá também a participação do Mídia Índia, com jovens indígenas youtubers Eric Terena, Christian Wari’u, Heloísa Ykanawá, Walelasoetxeige Suruí e Tukumã Pataxó, que estarão apresentando segmentos dentro da Live lado a lado com as celebridades.
Organizada pelas Rainforest Foundations da Noruega, do Reino Unido e dos Estados Unidos, será transmitida pelo YouTube e outras plataformas para o Brasil e o mundo nos seguintes horários: 16h SP, 15h NYC, 20h Londres e 21h Oslo.
O valor arrecadado será doado para contribuir nos esforços de combate à covid-19 em áreas de floresta tropical e também projetos e advocacia para apoiar indígenas e comunidades locais em seus esforços para proteger o meio ambiente.
A destruição das florestas tropicais é um dos principais fatores de emissões globais e da perda da biodiversidade, estando cada vez mais associada ao surto de doenças. Por isso, protegê-las se torna mais importante do que nunca. Evidências apontam que a melhor maneira de alcançar esse objetivo é empoderar as nações indígenas e outros guardiões da floresta para garantir, gerenciar e resguardar o lugar que é a casa deles.
As nações indígenas são particularmente mais vulneráveis ao novo coronavírus devido a menor imunidade a doenças e falta de acesso a tratamentos de saúde adequados. Mas enquanto o mundo olha em outra direção, diversos lugares estão testemunhando uma onda de destruição de florestas e invasões de terras por mineradores e madeireiros ilegais, expondo ainda mais as comunidades ao vírus e agravando a crise climática.
“Os povos indígenas estão entre os mais vulneráveis ao novo coronavírus devido à sua maior suscetibilidade a doenças respiratórias e virais, além do pouco acesso a instalações médicas adequadas. No entanto, são eles que protegem os ecossistemas que defendem o mundo do surgimento de pandemias em primeiro lugar. Temos que nos unir para apoiar os povos indígenas agora”, diz Suzanne Pelletier, diretora executiva da Rainforest Foundation US.
Artistas confirmados: Sting, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Anitta, Carlinhos Brown, Anitta, AnaVitória, Manu Gavassi, Falcão (ex-vocalista do O Rappa), Aurora, Maná, Mathilda Holmer, Maria Gadu, Toni Garrido, Aterciopelados, Manu Chao, Dani Lança, Allan Parsons, Gaby Amarantos, Tropkillaz + Duda Beat + Afro B, Lyla June, Lisa Simone, Jupiter and Okwes, Sandrayati, OMI, DJ MAM com “Demarcação Já”, Dj Soul Slinger com Jorge Mautner, Evandro Mesquita, Blitz, Overdrive Duo, The Fabulous Tab, George Israel, Barone (Os Paralamas do Sucesso), Rodrigo Santos (ex-baterista do Barão Vermelho) Vanessa Falabella, Nani Dias, Zeca Baleiro, Kunimi MC e Teresa Cristina.
Líderes indígenas e defensores de florestas tropicais ao redor do mundo: Sonia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e Dario Kopenawa Yanomami, da Hutukara Associação Yanomami, no Brasil, e Rukka Sombolinggi, da Aliança dos Povos Indígenas do Arquipélago, na Indonésia, entre outros.
Ativistas confirmados: Antonio Nobre, Gisele Bündchen, Letícia Sabatella, Oona Chaplin, Wagner Moura e Sebastião Salgado.
Apresentação: Atriz de Game of Thrones and Avatar, Oona Chaplin, e os brasileiros Letícia Sabatella, Maria Paula Fidalgo, Hugo Gloss, Maria Gadú e Toni Garrido.
Parceiros indígenas e ONGs beneficiados: a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Hutukara Associação Yanomami, o Instituto Socioambiental e o Conselho Indígena de Roraima no Brasil; Aliança dos Povos Indígenas do Arquipélago, na Indonésia; APEMm, na República Democrática do Congo; e APIFED, da República dos Camarões.