Províncias argentinas deixam isolamento social

Os habitantes de 18 províncias argentinas deixam o isolamento social, preventivo e obrigatório devido ao coronavírus. Elas passaram para uma nova etapa, de “distanciamento”. Assim, desde esta segunda-feira (08/06) eles já podem tomar café em um bar, ir ao cabeleireiro, praticar esportes e, em muitos casos, retomar seus trabalhos com os protocolos de saúde que a pós-pandemia incorporou ao novo normal. As informações são da agência oficial Télam.

No relatório diário sobre a evolução da doença fornecido na manhã de segunda, a secretária de Acesso à Saúde, Carla Vizzotti, disse que a nova situação – que atinge 85% do país – exige muita coordenação entre os diferentes esferas governamentais. Isso para “definir quais atividades continuam, com quais protocolos e monitorar intensivamente a situação epidemiológica”.

Ao ar livre, bares já recebem clientes
Com restrições, mas funcionando. Cafés e restaurantes já funcionam

Voltar atrás

Nesta nova fase, se “qualquer evento que justifique” for detectado, é possível que se volte à etapa anterior. Mas metade do país já faz atividades físicas há várias semanas: desde caminhadas recreativas perto de casas particulares até a prática de esportes individuais, com protocolos de distância social e higiene.

Em Mendoza, pode-se caminhar uma hora, correr ou andar de bicicleta, mas sempre perto de casa e com máscaras. Assim também ocorre em Tucumán, Córdoba, Corrientes, alguns municípios de Entre Ríos, em Chubut (menos em Trelew), alguns localidades de Buenos Aires e parte de Río Negro; já em San Luis pode-se até praticar esportes de até quatro pessoas, sem contato e com itens pessoais.

Além disso, esportes aquáticos, como pesca, canoagem, remo e natação, já podem ser praticados em províncias como Entre Ríos, Neuquén e Rio Negro, onde a abertura de hotéis também foi permitida. Por outro lado, seis províncias autorizaram a reabertura de academias: Terra do Fogo, para os centros de treinamento das cidades de Río Grande, Ushuaia e Tolhuin, além de estudos de dança e artes cênicas, quadras de paddle e tênis.

Em Jujuy, Catamarca, Salta, La Pampa, Neuquén, onde o tempo de exercício é limitado, é proibido o uso dos vestiários e é obrigatório manter dois metros de distância entre os atletas, além da desinfecção permanente das instalações.

Veja a situação na capital federal: http://nuestraamerica.com.br/exercicios-ao-ar-livre-liberados-em-buenos-aires/

Em horários restritos, argentinos saem à rua para exercícios
Atividades físicas voltaram

Comer e beber

E em relação a passeios gastronômicos, bares, confeitarias e restaurantes reabriram nesta segunda suas portas em Tucumán, Neuquén, Rosário, Entre Ríos, Santa Cruz e alguns municípios de Buenos Aires. Em San Juan e Santiago del Estero já retomaram as atividades na semana passada. E em outras cinco províncias, onde já trabalhavam, estenderam suas horas de serviço.

Em quase todos os casos, ir comer ou beber se tornou uma experiência diferente, pois implica pré-reservar o local, uma ocupação de 50% do espaço disponível para respeitar a distância entre as mesas e, até, a implementação de meios tecnológicos, como acontece em San Juan. Lá, é mantido um registro dos participantes para fins epidemiológicos e há placas nas paredes QR codes para os clientes fazerem o download no celular e pagar pelo que é consumido.

Em outras províncias, os restaurantes já estavam funcionando e agora estendem seu horário: é o caso de San Luis; Mendoza (onde bares e restaurantes retomaram as atividades na quinta-feira, 28 de maio); Tucumán, onde eles podem abrir de 17 a 24h se tiverem lugares ao ar livre para arrumar as mesas.

O mesmo ocorre em Corrientes, que está na fase 5 do isolamento; em Neuquén, que pode receber clientes com medidas prévias de reserva e distância, de 8h a 22h; em Salta, a partir de 15 de maio; e em Jujuy, pioneira na abertura de estabelecimentos gastronômicos porque oferece esse serviço há um mês.

Atividades devem manter o distanciamento entre as pessoas
Distância precisa ser mantida em várias atividades

Compras

As províncias de San Luis, Jujuy, San Juan, Salta, Chubut e Corrientes liberaram compras em shopping centers, além do retorno de alguns shows.

Em San Luis, a cidade de Villa de Merlo fez o primeiro evento cultural na província, o autocirco. Além disso, a capital da província tem aberto parcialmente o San Luis Shopping Center. O mesmo ocorre em Jujuy, e nos shopping centers de San Juan, Salta, Chubut e Corrientes.

Leia mais em https://www.telam.com.ar/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *