Todo mundo sabe que dá bem para harmonizar vinho e bacalhau para a celebração de Páscoa. Afinal, o peixe das águas frias do hemisfério norte é um dos principais pratos da celebração tanto do domingo da Páscoa, quanto da Sexta-Feira da Paixão. Mas na hora de harmonizar com o vinho, existem muitas variações. vai de acordo com a receita do prato. A sommelière Érika Líbero dá dicas de como harmonizar vinho e bacalhau. Confira abaixo:
Leia também: Chef ensina a fazer ovo de Páscoa de ganache de morango
Bacalhau à Brás
A receita que leva batata palha frita, cebola, ovos, azeitona e salsa picada pede um vinho leve e com acidez. Um SAUVIGNON BLANC é uma ótima opção e o toque de aromas de ervas que possui no vinho vai elevar o nível da harmonização.
Bacalhau à Gomes de Sá
Lascas do bacalhau amaciadas no leite, ovo cozido e azeitonas. PINOT NOIR é a combinação perfeita.
Bacalhau à Lagareiro pede vinho verde
O Bacalhau à Lagareiro é regado no azeite com cebola e batata. O destaque aqui vai para o alho cru. Aposte em um VINHO VERDE branco.
Bacalhau com Natas
A nata traz cremosidade ao prato e em algumas receitas pode vir com queijo gratinado. Um CHARDONNAY é uma ótima escolha. Se quiser deixar a harmonização ainda mais interessante, procure por um chardonnay com um pouco de passagem por barrica (até 6 meses).
Um vinho Merlot para o Bacalhau à Zé do Pipo
O purê de batata traz estrutura para o prato. A sugestão aqui é um vinho tinto com a uva MERLOT.
Bolinho de Bacalhau ou Pastel de Bacalhau
Aqui um ESPUMANTE vai fazer o contraste entre a gordura do prato e o frescor do vinho. Procure por espumantes mais secos, como o brut, por exemplo.
Dica Extra:
O bacalhau costuma ser um prato mais salgado, por isso, prefira vinhos com mais acidez, como os brancos e rosés.
Conheça mais do trabalho da Sommelière Érika Líbero no Instagram
Foto principal: Pixabay